Cesar Maia participa de debate em Três Rios

Com a capacidade do Teatro Celso Peçanha, no Centro de Três Rios, lotada, as cerca de 370 pessoas ouviram por quase três horas o debate entre o ex-prefeito do Rio Cesar Maia, do prefeito da cidade Vinícius Farah e do presidente do Sindicato do Comércio local Julio Cezar Rezende, no início da noite desta 4ª feira, dia 11 de março. O mediador do debate foi Ronaldo Cezar Coelho.

 

O tema girou em torno do desenvolvimento econômico e da geração de emprego na região sul do Estado do Rio. Entre os participantes estavam autoridades, empresários e instituições dos setores econômico, ambiental, turístico e educacional.

 

Cesar Maia lembrou que hoje em dia não há mão de obra qualificada suficiente para dar conta da demanda da área e ressaltou que existem três vetores quando se trata da emprego. O primeiro vetor é a atração econômica para a capacidade instalada, ou seja, é ativar a economia de modo a criar melhores condições para as empresas crescerem. O segundo vetor é a empregabilidade em si. É preciso investir muito em educação e ensino médio já que os indicadores são muito ruins. O único indicador social que o Rio de Janeiro está abaixo do Nordeste e do Norte do país é em relação ao ensino médio. E, por fim, o terceiro vetor que é a questão da estratégia; é governar para quem ainda não nasceu; pensando em futuro.

 

Portanto, pensar onde poderia haver uma parada do Trem Bala é estratégico porque o edital deve estar pronto em maio e a obra deve ser de 10 anos para ligar Rio a São Paulo. Outros temas importantes são: Pré-sal e Olimpíadas 2016.

 

O debate foi o primeiro de uma série de quatro, patrocinado pela TV Rio Sul. O próximo acontecerá em Volta Redonda, dia 17 de março, 4ª feira, também das 19h30 às 22 horas.