O Prefeito Cesar Maia participou na manhã de hoje, dia 8, do lançamento da candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O evento, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), apresentou à imprensa e a representantes de setores públicos e privados o projeto inicial, que será entregue como proposta ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, no próximo dia 11.
Os Jogos Pan-Americanos 2007, realizados pela Prefeitura do Rio, foram destacados como fator que credencia a Cidade para a disputa. Para Cesar Maia, a experiência será decisiva, já que possibilitará apresentar ao COI situações concretas para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio.
"Nossa candidatura em 2004 naufragou e percebemos que havia um erro de conceito. Descobrimos que quem deveria orientar um projeto olímpico era o esporte e não o poder público. Somos viabilizadores. Para 2012, fizemos esta inversão e não fomos classificados. Descobrimos então que precisávamos oferecer realidade a candidatura. Com o Pan-Americano subimos de status, saímos da vontade e passamos para uma grande base de realidade. A Cidade já ganhou o Pan-Americano, por que não ganhará os Jogos Olímpicos?", avaliou o Prefeito.
Durante a apresentação do projeto, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, reforçou em números a importância do Pan-Americano para tornar a candidatura do Rio mais competitiva. "Hoje, 56% das instalações necessárias para a realização dos Jogos Olímpicos já existem e 72% das instalações que vão receber os atletas estão prontas. Isso tudo graças aos esforços da Prefeitura e dos governos estadual e federal, que demonstraram muita vontade política. Apresentamos um terço do orçamento inicial que a cidade de Londres, nossa concorrente, apresentou. Nós acreditamos na transformação de cidades como assistimos com Seul, Barcelona, Atenas, e como assistimos com os jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro", finalizou Nuzman.
O projeto pretende transformar a Cidade em uma grande arena olímpica, dividida em quatro áreas que abrangem a Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro, além das sedes regionais de futebol, que incluem outras capitais como Salvador, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. O projeto prevê ainda investimentos em setores como os de transporte, segurança e meio ambiente, contando com um orçamento inicial US$ 42 milhões.
O anúncio pelo COI das cidades candidatas ao Jogos Olímpicos será feito no próximo mês de junho.