O Prefeito Cesar Maia foi o anfitrião, no Palácio da Cidade, em Botafogo, do lançamento oficial do calendário de eventos comemorativos pelo Centenário da Imigração Japonesa do Estado do Rio. O evento, que teve a presença do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, e do Cônsul-geral do japão no Rio, Masahiro Fukawa, também celebrou o início oficial do Ano de Intercâmbio entre o Brasil e aquele país.
Em seu discurso durante a cerimônia, Cesar Maia – que também é vice-presidente de honra da Comissão de Eventos Comemorativos do Centenário no Rio – lembrou a presença, sobretudo na educação, da colônia agrícola japonesa que se instalou na região de Santa Cruz há exatos 70 anos.
"A colônia foi importante pelas escolas que deixou, e que hoje fazem parte da Rede Municipal de Ensino, e pela tradição de disciplina dos seus alunos", ressaltou. Toda a história foi levantada em detalhes pelo educador Sinval de Souza, que é professor de uma das escolas fundadas pelos japoneses em Santa Cruz, a E.M. Joaquim da Silva Gomes.
Antes da solenidade de lançamento, do qual participaram diversas autoridades municipais e estaduais, os convidados assistiram à apresentação de piano e voz, com repertório de músicas brasileiras e japonesas.
Abaixo foto do brinde comemorativo.