Com o Rio Cidade, os cariocas têm bairros mais ordenados e bem cuidados, uma nova infraestrutura de serviços e um programa que valoriza o bem-estar dos cidadãos em todos os sentidos. O programa, um dos carros-chefe da administração Cesar Maia, respeita o estilo de vida dos moradores. “O Rio Cidade reconstrói a estrutura de uma maneira muito particular, porque ele não inventa o bairro. Um grupo de arquitetos, de engenheiros de sociólogos estuda a dinâmica do local. Como as pessoas vivem, como elas se relacionam, que tipo de demanda elas têm de esporte, lazer e cultura. Somente depois dessa compreensão é que vem a intervenção”, explica o Prefeito Cesar Maia.
O programa tem dois focos: um visível e outro oculto. A parte mais visível está na renovação do mobiliário urbano e do calçamento dos bairros, mas o Rio Cidade se estende também por baixo da terra. E é no subterrâneo que o programa, visto por muitos como apenas urbanístico, multiplica sua abrangência em questões de saúde, meio ambiente e recuperação econômica – desdobramentos que garantem, de fato, melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Tecnicamente, o Rio Cidade é um programa de requalificação dos espaços públicos. Na prática, isso significa trabalhar pra valer para resolver problemas decorrentes de estruturas implantadas há 50 ou 60 anos atrás, quando o Rio era bem diferente do que é hoje.
Por exemplo: em Bangu, antes do Rio Cidade, não havia o que os engenheiros chamam de “separador absoluto”. Ou seja, não existia separação entre as galerias de águas pluviais e de esgoto. Depois do Rio Cidade, isso foi organizado: hoje os dejetos de esgotos não correm mais para os rios na região nem transbordam para as ruas – nos dois casos, situações que colocavam em risco a saúde da população. No Grajaú, o problema maior eram as enchentes. A rede de drenagem no bairro era feita por tubos de 1m de diâmetro. Ali, foram instaladas novas galerias, de 3m por 4m. Hoje, as enchentes no Grajaú fazem parte do passado.
Com o Rio Cidade, o bairro passa a contar com iluminação publica moderna, nova pavimentação de calçadas e vias, novo mobiliário urbano, sinalização viária horizontal e vertical, rampas para acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e crianças, abrigos de paradas de ônibus, áreas de lazer, além de novas redes subterrâneas de infraestrutura de águas pluviais, energia, telefonia e iluminação. O programa também estimula a revitalização das áreas adjacentes.
As obras geraram milhares de empregos diretos e indiretos durante sua execução.
Veja onde foram realizadas as obras do Rio Cidade:
Rio Cidade Rocha Miranda
Rio Cidade Irajá
Rio Cidade Haddock Lobo
Rio Cidade Ramos
Rio Cidade Bangu
Rio Cidade Pavilhão
Rio Cidade Marquês de Abrantes
Rio Cidade Santa Cruz (1ª etapa)
Rio Marechal Hermes (1ª Etapa)
Rio Cidade Uruguai (1ª Etapa)
Rio Cidade Méier II
Rio Cidade Grajaú I e II
Rio Cidade Realengo – 85% executada
Rio Cidade Madureira – 90% executada
Rio Cidade Ilha do Governador II Cacúia-Cocotá (1ª etapa)
Veja os outros bairros que já foram
beneficiados pelo PROGRAMA RIO CIDADE
Bonsucesso
Botafogo – Voluntários da Pátria
Campo Grande
Catete
Centro
Copacabana
Ilha do Governador I
Ipanema
Laranjeiras
Leblon
Madureira I
Méier I
Pavuna
Penha
Vila Isabel
Taquara