EMENTA: REQUER A CONCESSÃO DA MEDALHA DE MÉRITO PEDRO ERNESTO AO DIPLOMATA EDUARDO SABOIA
Autor(es): VEREADOR CESAR MAIA
REQUEIRO à Mesa Diretora, com fulcro no Regimento Interno desta Casa de Leis, a concessão da Medalha de Mérito Pedro Ernesto ao diplomata Eduardo Saboia.
Plenário Teotônio Villela, 27 de agosto de 2013.
VEREADOR CESAR MAIA
Líder do Democratas
Presidente da Comissão Especial de Relações Internacionais
JUSTIFICATIVA
O diplomata Eduardo Saboia cumpriu seu dever e defendeu os direitos humanos com coragem e desprendimento ao possibilitar, no último sábado, 24 de agosto de 2013, o translado ao Brasil do Senador boliviano Roger Pinto Molina, que se encontrava com a vida em risco, deprimido e asilado em condições desumanas dentro de um cubículo situado na Embaixada brasileira na Bolívia.
O ministro-conselheiro Eduardo Paes Saboia é conhecido por sua luta em prol de causas humanitárias e de pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa atitude de proteção com relação ao Senador Molina comprova essa nobre fama.
O diplomata arriscou a vida em uma viagem terrestre de vinte e duas horas desde La Paz até Corumbá e arrisca também sua carreira, ao colocar em segundo plano eventuais punições arbitrárias.
Enquanto o governo brasileiro não solucionava a situação de Molina, que já estava abrigado na Embaixada há mais de 400 dias, Eduardo Saboia agiu e escoltou o Senador ao território brasileiro, visando que este tivesse direito ao asilo político a que nitidamente faz jus.
Saboia lutou o bom combate, não se omitiu, optou pela vida, salvou a honra do Brasil e protegeu um perseguido político.
Com uma trajetória que inclui estudos na Universidade de Brasília e no College Clarapéde (Suíça), além de passagens pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial, o diplomata registrou em sua biografia um episódio de patriotismo, honra e solidariedade.
Por todo o exposto, peço aos membros desta Casa de Leis que apóiem este requerimento, permitindo justíssima homenagem a Eduardo Saboia.