NOTAS INTERNACIONAIS!

1. Ucrânia, Geórgia e Moldávia assinaram hoje (27), em Bruxelas, acordos de associação com a União Europeia, a fim de estabelecer vínculos políticos e econômicos mais estreitos – uma iniciativa que a Rússia se opunha com firmeza e que, inclusive, provocara a crise na Ucrânia.

2. (El País, 27) Desde a semana passada o chavismo dá sinais de desintegração. O antes imutável ministro de Planejamento e mentor intelectual de Chávez, Jorge Giordani (destituído em 17 de junho), difundiu uma carta aberta titulada “Testemunho e responsabilidade diante da historia”, na qual faz reprimendas ao presidente Nicolás Maduro, como não transmitir liderança, dar sensação de vazio de poder e tomar decisões equivocadas em matéria econômica.

3. (Agência EFE, 27) Bagdá aplaude um ataque aéreo sírio contra jihadistas. Exército iraquiano lança uma ofensiva para tomar Tikrit, cidade natal de Saddam. O presidente do Curdistão visita Kirkuk.

4. Primeiro ministro britânico Cameron critica abertamente acordo para a escolha do novo presidente da União Europeia: “Juncker é a pessoa equivocada para dirigir a UE”.

5. (El Tiempo, 27) Produção de cocaína em 2013 foi a mais baixa em 10 anos: 290 toneladas. Dez anos atrás os narcotraficantes produziam 640 toneladas por ano.

6. (Ex-Blog) 26/06 cumpriram 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, cujo desdobramento foi a partilha e desintegração do Oriente Médio. A conta chegou indo muito além da Palestina.