EX-BLOG ENTREVISTA O VEREADOR DO RIO, CESAR MAIA!

1. Ex-Blog: Em seu contato com o presidente da Câmara Municipal do Rio, você informou que tendo sido escolhido, por seus pares, Líder do Democratas, não assumiria nenhuma comissão permanente. Por quê?  CM: Algum líder na Câmara de Deputados assume comissão permanente? Claro que não. O líder não pode se concentrar em um tema. Deve-se abrir a todos os temas. Por isso, tem direito a voz em todas as comissões permanentes, especiais e mesmo CPIs. De outra forma é líder de uma nota só.

2. Ex-Blog: Também nesse contato com o presidente, você disse que gostaria de propor uma comissão -inicialmente provisória- de relações internacionais. É assim? CM: Certamente. Estamos em um mundo globalizado em que as cidades passaram a desenvolver relações internacionais e têm acesso até à ONU. Sem relações internacionais, o Rio não teria assumido o papel que assumiu em nível internacional e não teríamos conquistado grandes eventos. A prefeitura tem uma secretaria de relações internacionais. O legislativo deve ter -observada a paridade entre os poderes- para estabelecer também relações internacionais entre poderes legislativos municipais. É assim em nível federal. E estamos numa Federação. Isso não quer dizer que eu faça parte dela. Minhas responsabilidades como vice-presidente da IDC e da UPLA ajudarão o funcionamento da comissão. Nada mais que isso.

3. Ex-Blog: Dizem que você assumirá o papel de líder da oposição. É assim? CM: De forma alguma. Tenho repetido que minorias fazem política do Parlamento para fora e procuram mobilizar Opinião Pública, para voltarem ao Plenário como maiorias. Por outro lado, as maiorias fazem política de dentro do Parlamento em direção ao Plenário. Nesse tipo de política de minorias não cabe líder da oposição.

4. Ex-Blog: Quais suas prioridades como Vereador? CM: Defender os pontos que destaquei no Minuto da Verdade na TV em minha campanha eleitoral, que estão postados em meu site. Neste momento, dois assessores meus estão dando forma a um conjunto de 20 iniciativas, na forma de lei e de requerimentos de informação, etc., que apresentarei no primeiro dia de plenário, na segunda quinzena de fevereiro. Basicamente são os pontos citados, mas incluem também sugestões que recebi durante a campanha e nessa fase entre a eleição e o início do plenário.