Escola-Padrão

Escola-Padrão
Clique para ampliar a imagem.

As Escolas-Padrão são resultado de um novo modelo de escolas da Prefeitura. Das cores das paredes ao tamanho das portas das salas de aula, elas foram concebidas para ser funcionais, econômicas e, ao mesmo tempo, ensinar os estudantes a pensarem e a se desenvolverem de forma crítica e criativa.

Inteiramente inclusivas, as novas unidades permitem o acesso a todos os pavimentos de alunos portadores de deficiências, através de rampas ou, no caso de escolas com menor espaço físico, elevadores. As salas de aula, auditório, banheiros e quadra poliesportiva também são adaptados para a utilização de deficientes. As rampas são seguras, de acordo com exigências técnicas que vão desde o nível de inclinação até os corrimãos duplos.

Escola-Padrão
Clique para ampliar a imagem.

As cores das Escolas-Padrão são primárias – azul, vermelho, amarelo, verde –, alegres e capazes de criar ambientes estimulantes para as crianças. Igualmente convidativas são as salas de leitura, ciências e o auditório. Este último, por sinal, também possui rampas para garantir o acesso ao palco de alunos portadores de deficiência.

As salas de aula das Escolas-Padrão vão além dos espaços tradicionais de ensino. A começar pelo tamanho: são 52 m2, o que garante mais conforto a alunos e professores. Uma rede de lógica interliga a escola, conectada por cabos. Todas as salas possuem pontos para instalação de TV, computadores, retroprojetores, vídeo e som – aparelhos que, cada vez mais, vêm sendo utilizados como elementos didáticos. Nas salas das turmas de educação infantil, o tamanho de todos os móveis e objetos, como mesas, cadeiras e até o quadro negro, são compatíveis com as crianças menores. Para elas, foram construídos banheiros especiais, próprios para crianças de 4 e 5 anos. Um sistema de ventilação cruzada torna as salas ainda mais agradáveis, mesmo em dias de maior calor.

Chama a atenção também a capacidade econômica das Escolas-Padrão. A construção e reforma das escolas tem sido facilitada pela utilização de materiais específicos, como a estrutura que sustenta as unidades. Igualmente econômico é o esquema de iluminação alternativo da escola: tijolos de vidro e teto com cobertura translúcida iluminam naturalmente a unidade e reduzem o consumo de energia elétrica, sem falar das luminárias eficientes espalhadas por toda a escola.

Escola-Padrão
Escola-Padrão
Clique para ampliar as imagens.

O revestimento da fachada é de cerâmica, o que torna sua aparência mais limpa e evita custos futuros com pintura. Também para evitar desgaste, o piso da escola é de material de alta resistência, que facilitam a manutenção. A cozinha industrial obedece às exigências da Vigilância.

O aspecto lúdico torna as Escolas-Padrão ainda mais encantadoras. Externamente, bancos e mesas convidam os alunos a tomarem aqueles locais como extensão das salas de aula. Parquinho com área de brinquedos e quadra coberta poliesportiva estimulam a convivência e a prática de esportes.