O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Reimont (PT) e o vereador Cesar Maia (DEM) vão apresentar requerimento de informação para a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é que a pasta se posicione quanto aos problemas apontados pelos professores na matéria publicada pelo jornal O DIA no último domingo (08/09).
“Vamos citar cada escola apresentada no jornal e anexar a reportagem ao documento. É importante que a sociedade saiba o que a Secretaria Municipal de Educação tem para oferecer e, consequentemente, melhorar as unidades mencionadas no jornal”, declarou o vereador Cesar Maia (DEM).
Entre os problemas apresentados estão o acúmulo de função das merendeiras e problemas com o ralo da cozinha. Segundo o relato da merendeira Cristiane Souza Rodrigues, 41, uma ou duas profissionais são responsáveis por servir, em média, 150 alunos no café da manhã, 350 no almoço e 350 no jantar. Elas têm que cozinhar, servir e também limpar todo o refeitório. “A cozinha é quente, não tem ventilação e não há programa de manutenção de esforço repetitivo”.
Segundo a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação terá 30 dias para responder ao requerimento dos parlamentares. Mas a Constituição Federal prevê que o prazo pode ser prorrogado pelo mesmo prazo inicial.