03 de abril de 2017

PPE/IDC: PONTOS DESTACADOS!

Dias 29 e 30 de março de 2017. Em MALTA!

Malta: história extraordinária, visita imperdível. Dos Templos de 3.500 anos a.C., aos Fenícios, aos Romanos, às Catacumbas, ao naufrágio de São Paulo em 60 d.C., aos Cavaleiros de São João (antes de Rodes e depois de Malta), a Caravaggio (Decapitação de São João), etc.

Congresso do PPE: 3 mil delegados 300 jornalistas e 100 convidados de partidos fora da UE.

1. Exaltação a Merkel quando foi discursar, mostra que sua eleição em setembro é vital para o PPE. Sem o Reino Unido, sem candidato competitivo na França e na Itália, tendo que recorrer a Berlusconi (que esteve presente no segundo dia), uma derrota de Merkel seria politicamente grave.

2. A IDC mudou os estatutos e terminou com o monopólio da ODCA em relação ao ingresso de novos partidos latino-americanos. Agora a entrada é feita por pleito direto do partido interessado à IDC.

3. A situação dos Balcãs é grave. Por exemplo, na Albânia prevalece o crime organizado, lavoura de maconha, e lavagem de dinheiro.

4. Grave também a instabilidade com a Rússia da Ucrânia, Bielo Rússia, Moldávia e Geórgia. As referências à Rússia são como ditadura.

5. Próxima reunião da IDC será entre 3 e 4 de novembro no Camboja. Em abril de 2018 em Cartagena de las Índias.

6. IDC e IDU voltaram a conversar para ter atuação coordenada. IDC vai construir sua IDC-Juventude e IDC-Mulher. Uma enorme preocupação da IDU e da IDC com as articulações para criar uma Internacional Conservadora. Acham importante desestimular.

7. PPE, hoje, dirige todas as instâncias superiores da União Europeia. Ficar sem expressão na França (cofundadora) na Itália e no Reino Unido (cuja língua é a língua do PPE) é um golpe forte só remediado por uma vitória expressiva na Alemanha, em setembro.

8. Todos os presidentes de partidos e chefes de governo discursaram, sendo estes no segundo dia, quando Rajoy e Merkel discursaram no final, debaixo de entusiasmo.

9. No início de abril Rajoy vai ao Brasil.

10. PPE organiza com governo do Azerbaijão uma reunião de chefes de Estado e Governo em Baku ano que vem. Brasil -Temer- será convidado. Importante!

11. Terrorismo de refugiados teve algum destaque, mas menor do que se supunha. Essas questões entraram no terreno da racionalidade. O tema Defesa e Segurança foi tratado como prioritário, mas sem paixões.

12. “O populismo inventa os medos e a Esquerda explora os medos existentes”.

13. O prêmio de grande Mérito de 2016/2017 foi dado ao Diretor da Europol. Muito aplaudido. Ele disse: “Combate à delinquência do terrorismo. A Europol foi criada em 2010. Atenção ao tráfico de migrantes e pessoas. Existem 5 mil grupos de crime organizado, de 200 países que atuam na Europa. Como força de expressão: há um em cada esquina”.