CURIOSIDADES E TENDÊNCIAS DA ÚLTIMA PESQUISA DO IBOPE!
1. Na pesquisa ESPONTÂNEA, sem apresentar os nomes, Crivella cresceu de 20% para 22%. Freixo e Pedro Paulo se mantiveram no mesmo nível. Freixo 7% e Pedro Paulo 6%. Índio subiu de 2% para 4%. Bolsonaro desceu de 4% para 3%. Jandira manteve-se em 2%.
2. Comparando as porcentagens dos candidatos num hipotético segundo turno contra Crivella: Freixo 22%, Indio 22%, Jandira 20%, Pedro Paulo 20% e Bolsonaro 18%.
3. Na Intenção de voto Crivella cresce de 31% para 35% acompanhando a mesma tendência da Espontânea. Nos votos válidos Crivella tem 43,2%. A entrada de Romário e de Wagner Montes apoiando Crivella sugere a esperança deste de vencer no primeiro turno. Essa esperança é reforçada pela sensação de que os votos brancos e nulos vão crescer.
4. A avaliação positiva (ótimo+bom) do prefeito Eduardo Paes caiu um ponto para 26% e a rejeição a seu candidato Pedro Paulo manteve-se em 36%. Mas a intenção de voto em Pedro Paulo subiu de 9% para 11%. Para sua curva continuar sendo ascendente haverá a necessidade de sua referência -Eduardo Paes- melhorar sua avaliação e a rejeição a Pedro Paulo diminuir. Eduardo Paes entrou nos comerciais da campanha. Pode ser que isso explique esses 2 pontos. Mas ainda não entrou nos programas que se mantiveram os mesmos e, basicamente, repetitivos.
5. No lado da Esquerda, ocorreu um movimento que pode ajudar Freixo. Esse se manteve no mesmo patamar tanto na espontânea, 7%, quanto na intenção de voto, 9%. A notícia boa para Freixo foi a queda de Jandira, invertendo a tendência anterior. Passou de 8% para 6%. É provável que isso tenha ocorrido pela entrada de Dilma e Lula em seus programas e comerciais. Se foi assim, o que deverá vir é o VOTO ÚTIL a favor de Freixo.
6. Bolsonaro caiu 2 pontos, uma tendência que veio do início da campanha. A campanha de Indio na TV mostra resultado. Sua curva ascendente prossegue passando agora de 6% para 8%. Desta forma não haverá outro caminho a Indio que disputar os votos com Pedro Paulo. A agressividade, que já foi alta no debate da TV Record, vai ser mantida ou crescer ainda mais no debate da TV Globo.
7. Finalmente, um fato importante que mostra o eleitor indeciso buscando seu candidato. O debate na TV Record teve uma audiência de 5%, alta para o horário e o tema.
* * *
DATAFOLHA DIVULGA PESQUISA REALIZADA ONTEM (26)!
1. Crivella 29%/ Pedro Paulo 11%/ Freixo 10%/ Jandira 7%/ Bolsonaro 7%/ Osorio 6%/ Indio 5%/ Molon 1%.
2. Assim como no Ibope, Pedro Paulo aparece em segundo e Freixo em terceiro, mas com diferença de apenas 1 ponto. Jandira também cai e Freixo abre 3 pontos sobre ela, estimulando o voto útil. A decisão de voto em Freixo é de 66% entre os que o marcaram na pesquisa, maior que os de Jandira, 54% (mais volátil), indica que –assim como no Ibope- poderá vir o voto útil em Freixo contra Jandira.
3. A diferença entre Ibope e Datafolha em relação a Crivella é muito grande (6 pontos) e não se explica. Talvez pela dificuldade de pesquisar no domingo com a chuva.
4. Na espontânea, também no Datafolha, Freixo está na frente de Pedro Paulo por um ponto: 7% x 6%.
5. Osorio, no Datafolha, cresceu para 6% em função de intenção de voto na Zona Sul/Classe Média do Rio e trocou com Indio. É provável que a diferença para o Ibope, realizado 2 dias antes, seja pela maior volatilidade do voto em Indio (51% podem mudar o voto).