TRECHOS DOS DIÁRIOS DE FHC EM QUE TRATA DE CESAR MAIA!
Abril de 1996
1. Depois do almoço no Rio, vim para Brasília. Deu tempo de conversar com o Marcelo Alencar, que na verdade não quer ceder na questão relativa à composição com o PFL do Rio. Ele quer a composição, diz que o Cesar Maia está maluco – aliás o próprio Cesar diz que é maluco – mas o Marcelo quer que o candidato seja o Sérgio Cabral e não quer o Ronaldo Cezar Coelho nem o Arthur da Távola. Por que não quer? Acha que eles não têm chances, enquanto o Serginho Cabral teria. E Cesar Maia não aceita Sérgio Cabral.
2. Isso já me tinha sido dito pelo Jorge Bornhausen, quando esteve aqui e conversou comigo sobre a ida dele para Portugal, sobre a candidatura no Rio do Sérgio Cabral. Voltando ao Marcelo Alencar, não creio que dê pra espichar muito essa questão da sucessão. Ele vai apoiar Sérgio Cabral mesmo e acha que no fundo Cesar Maia, a Sandra Cavalcanti, todos, vão apoia-lo – todos contra Miro Teixeira.
3. Falei com Josa Nascimento Brito. No fundo Josa me disse que o JB está com Miro, mesma coisa O Globo. Eles são pelas reformas, o Miro é líder contras reformas, mas” Miro não sei o que é carioca… é amigo” e lá vai o Miro. Não sei se ganha mas vai dar trabalho. Eles dizem que isso afunda o Brizola, porque o Miro trai o Brizola. Belo elemento para apoiar Miro: trair seu patrono! Fantástico!
Junho de 1996
1. Estive com Dornelles e ele disse que Marcelo Alencar conduziu mal a questão da sucessão. E impôs o Sérgio Cabral. Disse que a campanha vai ser dura, que está conosco mas dificilmente atrairemos o Cesar Maia. A noite jantei com Ali Kamel e Moreno do O Globo, a Ana Tavares também. Conversa muito amena, o João Roberto Marinho mandou um abraço, mandou dizer que eles apoiam nos editoriais o candidato do PSDB, que vai ser o Sérgio Cabral, eles preferiam o Ronaldo, mas apoiarão o Cabral. Ele soube que eu estava preocupado com fato de eles darem muito espaço para o Miro Teixeira. Ali Kamel também pensa em votar no Cabral, não acha o melhor candidato, preferia Ronaldo ou Arthur da Távola.
Dezembro 1996
A tarde recebi o prefeito Cesar Maia, ele tinha criticado o governo pela imprensa, no dia anterior, mas comigo tudo foram rosas. Cesar é inteligente, disse que o governo ajudou bastante o Rio, que gosta muito do Jatene, do Paulo Renato, do Cutolo, enfim só rosas. Aproveitei para perguntar se ele poderia ceder o seu secretário de saúde para trabalhar com o novo Ministro da Saúde, que deseja aproveitar esse profissional.
* * *
AGORA O DESRESPEITO É COM OS FALECIDOS BUSCANDO VAGAS EM CEMITÉRIOS MUNICIPAIS PRIVATIZADOS!
(PCH) O que está acontecendo nos cemitérios do Rio? A mulher do meu tio faleceu e hoje seria enterrada, aconteceu tanta coisa que absurda que não dá nem para acreditar. Primeiro, pois a maioria da família mora em Jacarepaguá, ela seria enterrada no Pechincha, aí um tal de SINAF para quem o prefeito atual arrendou os cemitérios disse que não teria vaga. Aí seria no Caju, depois na Ilha, e por fim em Irajá.
Marcado o enterro para 16:30, de repente esse Sinaf disse que não daria mais tempo e seria para o dia seguinte. Por indignação da família o enterro aconteceu às 18:00. Um desrespeito total às pessoas já abatidas emocionalmente pela perda do ente querido. A pergunta que eu gostaria de fazer o que está acontecendo, minha família é proprietária de uma vaga no cemitério de Irajá, comprada há muitos anos pelo meu avô, nós teremos que pagar a Rio Pax um “IPTU” desse carneiro?
* * *
O CAMINHO DO ZIKA VÍRUS DA ÁFRICA ATÉ A AMÉRICA!
(Estado de SP, 04) 1. O zika vírus passou por adaptações genéticas que o tornaram cada vez mais eficiente para infectar humanos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Pasteur de Dacar (Senegal).Em seu longo caminho entre a África e a América– cruzando a Ásia e o Oceano Pacífico –, o vírus adquiriu características genéticas que aumentaram sua capacidade de se replicar nas células humanas, de acordo com um dos autores do estudo, Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
2. Segundo Zanotto, a linhagem africana do vírus, identificada em meados do século 20, infectava principalmente macacos e mosquitos, causando pouquíssimos problemas para humanos. Mas, em sua jornada até o Pacífico, ele passou a “imitar” os genes que o corpo humano mais expressa, a fim de produzir em grande quantidade proteínas que esses genes codificam. Com esse processo, apelidado pelos cientistas de “humanização do vírus”, a infecção ficou mais eficiente
* * *
SISTEMA PRISIONAL DE S. PAULO: 40 MORTES POR MÊS!
(Blog Drive – Fernando Rodrigues, 03) Sistema prisional paulista. O número é horroroso: 40 mortes, em média, são registradas por mês nos presídios do Estado de São Paulo. De janeiro de 2014 a junho de 2015 foram 721 casos. O levantamento é inédito e foi feito pela Fiquem Sabendo com base nos dados fornecidos pela Secretaria de Administração Penitenciária via Lei de Acesso à Informação. Em junho havia 224.965 detentos em São Paulo. O equivalente a um terço da população carcerária do país. Até dezembro de 2013 o governo paulista não contabilizava esses dados. Mas informa que as mortes caíram no primeiro semestre de 2015, mesmo com o aumento no número de presos. Foram 239 óbitos de janeiro a junho em sua “grande maioria mortes naturais”.