Projeto de Cesar Maia concede o título de cidadão benemérito a Fernando Ferreira Botelho

CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO A FERNANDO FERREIRA BOTELHO (FERNANDINHO)

Autor(es): VEREADOR CESAR MAIA

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

D E C R E T A :

Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Benemérito do Município do Rio de Janeiro a FERNANDO FERREIRA BOTELHO, ex-futebolista.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 29 de outubro de 2015.

Vereador CESAR MAIA
Líder do Democratas

JUSTIFICATIVA

No próximo dia 31 de outubro, se completarão 100 anos que o Clube de Regatas do Flamengo disputou seu primeiro jogo no estádio da Rua Paissandu, sede dos esportes terrestres do clube (principalmente futebol, basquete e atletismo) entre 1915 e 1932.

No dia de estreia nesse estádio, o Flamengo conquistou o título do Campeonato Carioca de 1915, goleando o Bangu por 5×1. Na realidade, o título de 1915 representou o bicampeonato, pois também foi conquistado pelo Clube o título de 1914.

Também foi o primeiro título invicto da história do Flamengo. No estádio da Rua Paissandu, o Flamengo conquistou 5 dos 33 títulos do Campeonato Carioca que possui.

Há toda uma história ocorrida naquela localidade da Rua Paissandu, praticamente desconhecida.

O último goleiro que atuou pelo Flamengo nesse estádio foi Fernandinho (Fernando Ferreira Botelho), primeiro goleiro profisisonal do Clube, que até hoje se encontra lúcido, aos 102 anos.

A história de Fernandinho no Rubro-Negro é longa e nunca teve fim. O ídolo acompanha o Flamengo desde criança, jogou nas categorias de base e é conselheiro vitalício do clube. O arqueiro defendeu a equipe entre 1930 e 1934.

Antes disso, o esportista amador jogava de graça pelo clube. Fernandinho era o goleiro do Flamengo no que foi a primeira excursão do clube para fora do Brasil, para o Uruguai. Com problemas no joelho, sua carreira teve final prematuro, quando o atleta tinha apenas 21 anos de idade, mas ostenta a melhor média de gols sofridos em Fla-Flus, na história do clássico, confronto em que se manteve invicto por toda sua carreira.

Pela relevância de Fernandinho para a história do Flamengo, pelo centenário da primeira partida do Flamengo na Rua Paissandu e pelo importância do Clube de Regatas do Flamengo para a Cidade do Rio de Janeiro, peço a esta Casa de Leis que analise e aprove o Título de Cidadão Benemérito em questão