QUEDA DE DILMA EM PESQUISAS É UM CLARO PROBLEMA DE “IMAGEM FUTURA”!
1. As últimas pesquisas do Data-Folha , do Ibope e MDA, confirmaram a queda na avaliação de Dilma e em sua intenção de voto. A avaliação é um dado mais importante para análises: ela contra ela. Mas de qualquer forma as duas curvas declinantes são convergentes.
2. Em geral as análises procuram relacionar a queda a fatos mensuráveis”, como a recessão, a inflação, os escândalos,…. Essa é uma guerra de comunicação: enquanto os fatos “mesuráveis” são mostrados pelos opositores, críticos e pela imprensa, o governo responde com sua máquina publicitária,( segundo a Folha de SP foram mais de R$ 2 bilhões nos últimos 12 meses), e dando destaque aos programas que vai criando como Minha Casa, Pronatec, e os anteriores.
3. Essa batalha de fatos e propaganda não é novidade e já teve momentos mais fortes como o julgamento do mensalão e depois a condenação, antes com a saída de ministros,e sempre,com os dados econômicos. Então porque agora?
4. Uma razão é a opinião pública mais sensível após as manifestações de junho de 2013. Naquele momento a queda de avaliação dos políticos foi geral. Dilma caiu, subiu para um patamar intermediário, e agora caiu outra vez. Mas se caiu seus competidores não subiram nada em intenção de voto. E em todos os três há um empate quando se compara entre eles -numa mesma pergunta- o não votaria de jeito nenhum: no Data-Folha uma semana antes do Ibope foram 33% em todos e agora,no Ibope, 40%.
5. Praticamente toda a queda de Dilma ocorreu entre aquelas faixas do eleitorado em que sempre esteve mais abaixo. Ou seja: os com maiores níveis de instrução e de renda e no Sudeste,( o que de certa forma é tautológico, pela concentração econômica no Sudeste). Nos que tem menores níveis de renda e instrução e no Nordeste,(o que é tautológico), esta queda foi muito menor. Se fosse por estas a mudança de Dilma ficaria no que se chama de margem de erro.
6. Por isso tudo não há uma equação de causa,( fatos“mensuráveis”), e efeito,(queda de Dilma). O que há é algo mais complexo: a IMAGEM de Dilma foi atingida. Poder-se-ia dizer: foi atingida porque esses fatos “mensuráveis”, foram cumulativos. Não é tão simples. Se fosse por isso seria uma queda impulsionada pela dinâmica –passado-presente. Bem se for assim a tarefa dos publicitários e da máquina será facilitada.
7. Mas se a IMAGEM afetada de Dilma se refere ao futuro, às expectativas? Sendo assim o caso é muito mais complexo e corrigir exigiria mais que um jantar com publicitário e uma reunião com Lula. Exigiria quase um seminário, acompanhado por uma bateria continuada de pesquisas quali-quantis, etc….
8. A reversão da IMAGEM FUTURA seria tarefa complexa com graves repercussões eleitorais. Dilma e o PT teriam que antecipar a propaganda negativa sobre seus adversários e multiplicá-la. Ou seja: dar um abraço de afogado e se segurar na boia.
ALGUNS DADOS DA PESQUISA MDA-CNT DE 20-25/04 !
1. Avaliação de Dilma Ótimo + Bom 32,9% e Ruim + Péssimo 30,6%. No IBOPE de abril foram 34% x 30% e no Data-Folha 36% x 25%. Para 22,3% Dilma é boa gerente, para 30,6% não é e para 44,8% é regular.
2. Intenção de voto: Dilma 36,4%, Demais 35,4%, apontando para o segundo turno. No segundo turno, em fevereiro Dilma livrava 23,2 pontos sobre Aécio e agora 10 pontos. Sobre Campos ela livrava 30,6% e agora 17,3%.
3. Os governadores tem avaliação O+B x R+P de 34,2% x 27,9% e os prefeitos 29,1% x 36,4%.
4. 58,2% não tem interesse na eleição ou tem muito pouco. 41,2% tem interesse grande ou médio. 68,7% querem mudar a forma de governar. 28,1% querem manter como está.
5. 74,8% apoiam o programa mais médicos.
6. Para 57,8% a Violência aumentou na sua cidade nesses últimos meses. Para 27,5% aumentou um pouco e para 14,4% não aumentou. O tipo de violência que mais preocupa é o assalto a mão armada 41,7%. o assalto com morte 23,1%, estupro 15,8%. roubo a residência 10,9%.
7. 49,5% não tem acompanhado o noticiário envolvendo a Petrobrás. Para 33.4% Dilma tem responsabilidade no caso.
8. 60,4% utilizam a internet e 39,9% não utilizam. Utilizam diariamente 39,4%. / Redes Sociais : 49,1% não utilizam. 48,4% sim. Desses 64,2% acham que ajuda no trabalho/estudo e 30,9% acham que atrapalha. / Para 21,8% internet é importante para decidir o voto. Para 27,9% não é importante. 49,1% não usam.
9. Mais importante para formar a sua opinião ? Escolha múltipla. TV 83%, Internet 35,7%, Jornais 24,6%, Rádios 18,7%, Conversas 10,8% e Revistas 2,2%.
RIO-2916, TEM OS PIORES PREPARATIVOS DA HISTÓRIA DA OLIMPÍADA!
(BBC-29) 1. O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou nesta terça-feira que os preparativos para a Olímpíada de 2016 no Rio de Janeiro são os “piores” que ele já viu na história recente dos jogos. Coates afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas “sem precedentes” para assegurar que a competição vai acontecer, como o envio de peritos ao comitê organizador local.
2. “A situação é crítica”, definiu ele, durante participação em fórum olímpico em Sydney, na Austrália. A declaração de Coates ocorre em um momento em que o Brasil corre contra o tempo para terminar as obras da Copa do Mundo, que começa daqui a 44 dias. “Ninguém é capaz de dar respostas neste momento”, acrescentou.
3. Coates, que acumula 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local da Olimpíada de Sydney, em 2000, já fez seis viagens ao Rio como parte da comissão responsável pela supervisão dos preparativos. “Acho que a situação é pior do que em Atenas (em 2004). Até agora, os preparativos da capital grega haviam sido os piores que eu já vi. Nós ficamos muito preocupados. Não podemos simplesmente ignorar essa situação”, acrescentou ele.
4. Ele acrescentou que o comitê organizador do Rio possui o mesmo número de funcionários – 600 – do que Londres (que sediu os Jogos de 2012), mas que, no entanto, não têm a mesma experiência. “Quanto tempo levará entre os locais de competição?”, questionou. “Eles estão sendo iludidos. Ninguém é capaz de dar respostas neste momento”, disse.
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NA COLÔMBIA EM MAIO CAMINHA PARA UM SEGUNDO TURNO!
(El País-29)
1. A intenção de voto do presidente Santos mostra uma tendência a estagnação e inclusive a perder votos. De 28% em fevereiro agora tem 23% em abril. Os que o seguem tem tido crescimentos significativos. Zuluaga,( candidato de Uribe), está em segundo lugar com 15 pontos. Dois meses atrás tinha 9%. y es el que más subió (hace dos meses tenía 9 puntos). A seguir vem Peñalosa,(exitoso ex-prefeito de Bogotá com 11%, duplicando o que tinha em fevereiro.
2. Essa pesquisa IPSOS divulgada domingo, mostra que o presidente Santos perde em Bogotá, para Peñalosa e Zuluaga. Em outra pesquisa divulgada por El Tiempo, realizada pela Datexco, Santos lidera com 28%, seguido de Zuluaga com 16% e Peñalosa com 15,7%, indefinido o segundo turno. O que a cada dia fica mais claro é que tende a haver segundo turno, o que é reforçado pela candidata da esquerda Clara Lopez com 9,6%.