PESQUISA INFLUENCIA OPINIÃO PÚBLICA? PELO MENOS NO ANDAR DE CIMA, INFLUENCIA!

1. (Ruy Castro – Folha de SP, 16) Uma lambança em forma de pesquisa produzida há duas semanas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) concluiu que, para 65% dos brasileiros, “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Dias depois, descobriu-se que os dados estavam errados, que essa era a opinião de “apenas” 26% –mas não antes que os entendidos, por acatá-los sem discutir, verberassem o nosso machismo e atraso. Éramos uma nação de estupradores e não sabíamos.

2. (Ex-Blog) A divulgação dessa pesquisa mobilizou a imprensa, especialistas, sociólogos, psicólogos, militantes sociais, ONGs de defesa das Mulheres… E quando se trata de outras pesquisas –inclusive eleitorais? Se elas erram ou são manipuladas não influenciam opinião pública? Pelo menos afetam os que leram. Em geral, o andar de cima, que lê jornal. E se vão para a TV…, muito mais.