(Estado de SP, 26) 1. A imprensa internacional ficou mais crítica com o Brasil no ano passado. O levantamento Boletim Brasil – elaborado pela agência de comunicação Imagem Corporativa – mostrou que o porcentual de reportagens negativas com relação ao País subiu para 35,22%, do total de 23,78% registrados em 2012. O estudo também mostrou que a imprensa falou menos sobre o Brasil. O número de textos foi de 4.332, abaixo das 5.109 publicadas em 2012. O mau humor da imprensa acompanhou o crescente pessimismo do mercado com a economia brasileira e com o mercado financeiro ao longo do ano passado.
2. “Esse resultado reflete uma leitura mais pessimista da imprensa internacional sobre a desaceleração econômica, e traz algumas referências mais negativas em termos de fundamentos econômicos, além da questão das manifestações”, afirmou Ciro Dias Reis, presidente da Imagem Corporativa. “O número de matérias positivas ainda é maior, mas, diante dos últimos acontecimentos, existe uma tendência de a imprensa internacional se manter num nível mais cauteloso na comparação com uma euforia do passado.” Em 2010, o porcentual de reportagens positivas chegou a 81%.
3. O Boletim Brasil é elaborado desde 2009, e analisa 15 veículos internacionais, entre eles China Daily (China), El País (Espanha), Financial Times e The Economist (Reino Unido), The New York Times e Washington Post (Estados Unidos).