NÃO VAI HAVER PRÉ-CAMPANHA! A GRANDE VAIA? VAI HAVER GRANDE MARCHA?
1. Normalmente as pré-campanhas semeiam o que vai se colher na campanha eleitoral. Mas esse não será o caso de 2014. A começar com o Carnaval no início de março que, como desdobramento, leva a Semana Santa para a segunda metade de abril.
2. Depois vem a Copa do Mundo. Poder-se-ia argumentar que é assim a cada 4 anos, a cada eleição presidencial. Mas essa é diferente. A Copa do Mundo é aqui. Para efeito da atenção dos eleitores, ela começa na medida em que as delegações vão chegando. E no caso do Brasil começa na convocação e nos jogos-treino, aqui bem pertinho.
3. A campanha eleitoral começa formalmente dia 5 de julho. Mas é exatamente aí que se inicia a última semana da Copa, com toda a excitação relativa. E, em seguida, as análises e os debates: por que ganhou, por que perdeu, o que poderiam ter feito, quais foram os destaques e os fracassos, etc.
4. Assim, acabou o mês de julho. Agora é finalizar a TV, que começa 15 dias depois. E o que fazer desde agora -janeiro- até agosto? Tentar tirar proveito da Copa já está demonstrado que desgasta. Fazer folders com o calendário da Copa, só dia 5 de julho, com 22 dias de Copa. Antes vai ser um grande risco junto aos TREs.
5. Que candidato a governador ou a presidente vai meter a cara num estádio? Grande drama para Dilma, que tem obrigação de aparecer junto ao presidente da FIFA, assistir abertura e fechamento, declarar aberta a Copa, ir ao Campo…
6. Para ela uma pré-campanha minimizada seria excelente e para seus adversários um problema. Estes terão que fazer uma pré-campanha de proximidade. Mas ela, que pensava que sem pré-campanha surfaria na onda do primeiro turno, agora, com as inevitáveis vaias, terá que ser treinada por seus marqueteiros para as caras, as bocas, os gestos e as declarações.
7. E nem se levou em conta até aqui as hipotéticas manifestações de ruas. Campanha complicada esta. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.
* * *
PREFEITO DO RIO ABRE O JOGO SOBRE AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS!
(Valor Econômico, 06) 1. “…Paes: Nunca anunciei aumento de passagem com a antecedência que fiz em 2013. Antes, chegava no dia 28 de dezembro e anunciava que no dia tal de janeiro haveria o aumento. Em 2013, antecipei o debate. Disse que ia ter que aumentar. Isso permitiu que o Tribunal de Contas [do Município] se manifestasse. Tem auditoria [do TCM], termina auditoria e depois eu faço o aumento de ônibus. Não é deixar de fazer as coisas. É fazer de maneira diferente.”
2. (Ex-Blog) Confirma que vai aumentar e jogar a culpa no TCM. Grave porque diz isso com todas as letras, cinicamente.
* * *
MULTIPLICAM-SE OS ASSALTOS NA ZONA SUL DO RIO! ESTE EX-BLOG HAVIA ALERTADO MESES ATRÁS!
(Folha de SP, 07) 1. Os furtos em Copacabana, bairro nobre da zona sul do Rio de Janeiro, aumentaram cerca de 92% no período de junho a setembro de 2013, em comparação com o quadrimestre de 2012. Segundo levantamento feito pelo UOL com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) foram registradas 2.133 ocorrências na 12ª DP neste ano, com 1.074 casos a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
2. Apenas em julho do ano passado, quando foi realizada a Jornada Mundial da Juventude na capital fluminense, foram registrados 1.188 furtos. O dado é superior à soma dos furtos que ocorreram nos meses de junho, agosto e setembro de 2013. Os bairros vizinhos, Ipanema e Leblon, também tiveram aumento nos indicadores de criminalidade. Em relação ao acumulado do quadrimestre de 2012, a 13ª DP (Ipanema) teve, de junho a setembro de 2013, 18% a mais de boletins de ocorrência, com elevações percentuais do número de roubos (73,3%), furtos (32,8%) e roubo a transeunte (40%). No Leblon (14ª DP), o roubo a celular quase dobrou.