09 de dezembro de 2013

RIO: A IRRACIONAL NOVA RODOVIÁRIA NA QUINTA DA BOA VISTA!

1. A prefeitura anunciou uma nova Rodoviária na região da Quinta da Boa Vista. No setor de transportes da prefeitura do Rio existe uma equipe cujos objetivos são adotar medidas para desintegrar a mobilidade no Rio e levar ao limite a impopularidade do prefeito e do governador (se isso for possível, nos patamares em que estão).  O Globo divulgou a maquete dessa nova Rodoviária e a foto de cima do local, separado do Maracanã pela linha férrea. E a afirmação dos responsáveis que ficará pronta para o Natal de 2013.

2. Para não dizer que não há algo por trás, talvez esvaziar a Rodoviária Novo Rio para ajudar –e valorizar- a ocupação da área portuária seja o foco. Uns dias atrás divulgaram que a nova rodoviária seria na “esquina” da Avenida Brasil e Washington Luis. De repente, a inacreditável equipe muda de ideia. Mas a que preço? Não serão poucos os problemas que tamanha improvisação acarretará. Vejamos.

3. A Rodoviária Novo Rio é abastecida por variadas linhas de ônibus, consolidadas e que fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Quantas dessas linhas –e quais- serão transferidas para a nova rodoviária? As pessoas que chegam na Novo Rio e se deslocam para as zonas norte e oeste do Rio, que transporte usarão? Linhas deslocadas? Trens, levando as malas até a estação mais próxima? Metrô, idem?

4. Se a Novo Rio desqualifica a área portuária, por que desqualificar a região da Quinta da Boa Vista? Tanto faz? Com o PEU de São Cristóvão veio uma revitalização da região, anos atrás, com novos empreendimentos no entorno da Quinta da Boa Vista. Tanto faz?

5. E ao tempo que se aprova uma lei de interesse imobiliário na Barra da Tijuca com a justificativa de se criar um grande parque ali, se desqualifica um Parque histórico já existente – o mais importante da cidade ao lado do Parque do Flamengo. Na Quinta da Boa Vista estão o Palácio Imperial, o Jardim Zoológico, lagos, áreas livres para piquenique muito usadas nos fins de semana e feriados…

6. E por falar em Jardim Zoológico, a concentração de ônibus produzirá uma inevitável poluição do ar e poluição sonora, estressando os animais, que imaginavam estar livres do estande de tiro do exército. Três questões muito graves para uma decisão dessas tomada pelo “mauricinho” de plantão.

7. E será que consultaram os padrões urbanísticos que autorizam –ou não- uma rodoviária ali?  E como essa nova rodoviária fica ao lado de uma área tombada, como é o caso da Quinta da Boa Vista e do Palácio Imperial, sem dúvida tem que ser liberado pelos órgãos de Patrimônio Cultural devido à vizinhança e, em primeiro lugar, pelo IPHAN.

8. Pelo jeito parece que só os que venham assistir jogos no Maracanã, vindos dos caminhos de S. Paulo, Belo Horizonte e Região dos Lagos, poderão –quando seus times jogarem- achar bom. Pelo jeito.

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A PREFEITURA DO RIO NÃO CONSEGUE RESOLVER OS PROBLEMAS DO TRÂNSITO!

(Artur XEXÉO – Revista O Globo, 08) 1. “A deterioração do modo de vida no Rio pode ser atestada pela insistência com que o rádio e a televisão soltam divulgações sobre as condições de trânsito. O Rio é uma cidade de distâncias curtas. Até pouco tempo atrás, a desculpa do atraso provocado pelo trânsito nunca colou. O carioca se atrasava por conta própria. Hoje, ele pode culpar o trânsito sem problemas.

2. O morador do Rio cada vez tem mais intimidade com o que a televisão chama de “câmeras da prefeitura” E elas mostram o engarrafamento provocado pelo acidente na Linha Vermelha, o congestionamento na Praça Sibélius, o movimento na Avenida das Américas… Só que, com o tempo, as câmeras da prefeitura não trazem muita novidade.

3. Há sempre um acidente que provoca um engarrafamento na Linha Vermelha, a Praça Sibélius está sempre congestionada, há sempre muito movimento na Avenida das Américas. A prefeitura deu um jeito de informar sempre ao cidadão as condições do trânsito. O que a prefeitura não consegue é resolver os problemas do trânsito.

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MANDELA: UMA HISTÓRIA COM O RIO!

1. Uns anos atrás, Nelson Mandela escolheu o RIO para o próximo evento 46.664 (seu número na prisão), que reunia grandes bandas e cantores do mundo todo. Enviei Ana Maria, assessora de eventos, responsável pela prefeitura nos shows do Rolling Stones, Lenny Kravitz… Ela pessoalmente acertou tudo com Mandela.

2. Mas empresários espertos locais conseguiram a autorização de algum assessor esperto do governo e quiseram cobrar um absurdo. Mandela foi informado e disse que esse era o grande cancro que estava instalado no país: a corrupção. E que pedia desculpas e ia tentar uma alternativa.

3. Infelizmente não conseguiu.

4. Foto da forma carinhosa que Mandela recebeu Ana Maria em nome do Rio.

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VENEZUELA, ELEIÇÕES MUNICIPAIS: MADURO 44,16%, CAPRILES 40,96%!

(El Universal, 09) 1. O Partido Socialista obteve a votação de 4.584.477 (44,16%), enquanto a  MUD 4.252.082 (40, 96%). O PCV 167.049 (1,6%) e outras organizações políticas 1.376.056 (13 26%). Nos votos por aliança de partidos, apesar de que o partido do governo obteve a vitória nas prefeituras com 5.111.636 votos, a aliança da Unidad Democrática logrou o  triunfo nos principais municípios do país como Maracaibo, Valencia, Iribarren, San Cristóbal, Monagas, Mariño, Arismendi, Libertador/Mérida e o estado natal de Hugo Chávez, Barinas, com 4.435.097 votos.

2. A oposição ganhou a prefeitura metropolitana de Caracas (Antonio Ledezma com 690.193, votos 50,8%) e os municípios Baruta (Gerardo Blyde), Chacao (Ramón Muchacho), El Hatillo (David Smolansky) e Sucre (Carlos Ocariz), enquanto o governo mantém o município Libertador (o maior de Caracas), com o triunfo de Jorge Rodríguez (474.227 votos, 54,55%).

3. Abstenção no país foi de 41,7%. Veja os resultados na área de Caracas.