Vamos tratar agora da Perimetral. A Perimetral é uma via dessas, e era absolutamente necessário que o Governador e seu Secretário de Transportes participassem dessa discussão. É muito fácil dizer que isso vai dar apenas um aumento de tempo, de trinta por cento para as pessoas. São centenas de milhares de pessoas que vão estar gastando mais uma hora, uma hora e meia por dia. Claro: se você tem um brutal engarrafamento, as pessoas vão buscar alternativas. Você vai ter um alívio, e esse alívio que você vai ter vai produzir um impacto no tempo de vida das pessoas, centenas de milhares.
Hoje, Sra. Presidente, entrei com um projeto de lei. E gostaria que nem fosse projeto de lei, gostaria que fosse um ato de consenso, de unanimidade da Câmara de Vereadores. Se você presta uma homenagem a uma grande figura e se você depois retira essa homenagem, isso é uma coisa grave. Há até uma proposta aqui de Vereadores, de pessoas que serviram no regime militar, que se retire o nome deles de ruas, de praças ou do que seja. Eu não concordo com isso. História é História. E o nome da Perimetral é Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Sem nenhum tipo de preocupação com esse que, provavelmente foi, dentro dos tempos de democracia, o mais importante Presidente do Brasil. A demolição da perimetral e do nome de Juscelino Kubitschek… O mínimo que a Prefeitura tinha que fazer era, na decisão de demolição, oferecer uma alternativa de nome.
O Governador Brizola conversou, quando eu disse que ia fazer a Linha Amarela, que nós íamos ter a Frente Ampla ali. Eu perguntei: “Que Frente Ampla, Governador?” “ — A Linha Amarela se chama Governador Carlos Lacerda; a Perimetral, Presidente Juscelino Kubitschek; e a Linha Vermelha, em direção à Baixada, é Presidente João Goulart. Aí se faz a Frente Ampla ali.”
Agora se demole a Perimetral, se retira o nome do Presidente Kubitschek, e nenhum tipo de atenção a todos nós que temos esse reconhecimento, que é quase consensual. Fiz um projeto de lei para que a TransCarioca passasse a se chamar Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Não quero ser o autor do projeto de lei, até porque não tramita… Da oposição, aqui não tramita nada, essa é que a verdade. Que houvesse um ato do Poder Legislativo, liderado pelo Presidente desta Casa, Vereador Jorge Felippe, encaminhando, até pelo telefone, ao Prefeito Eduardo Paes, que imediatamente a Prefeitura tomasse essa decisão. “Ah, não, não! É a TransCarioca”. Mas não pode ser um beco em algum lugar, estamos falando de um Presidente que viveu no Rio, morou no Rio, governou no Rio todo o seu tempo de mandato. Foi para Brasília na saída do Presidente Juscelino Kubitschek.
Enfim, eu quero que o meu projeto de lei tramite, e não vai acontecer, mas que essa Casa por unanimidade proponha ao Poder Executivo Transcarioca Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.