O DISCRETO CHARME DA CANDIDATURA DO DEP. RONALDO CAIADO (DEM) A PRESIDENTE!
1. Um influente Senador do Nordeste, da base aliada à Presidente Dilma, foi abordado sábado (19) à noite num restaurante do Rio por um colaborador deste Ex-Blog. Conversou com ele no bar do restaurante, antes de o Senador ser chamado para jantar. Foram uns 20 minutos. O assunto sugerido pelo Senador foi a hipótese da candidatura do Deputado e Líder do DEM, Ronaldo Caiado, a Presidente da República. O texto abaixo é relativo às anotações feitas e autorizadas pelo experimentado Senador.
2. “Comecemos pela repetida pergunta de Sherlock Holmes a seu assistente, Watson, nas cenas dos crimes: A quem pode interessar? Curiosamente, nesse caso, a todos.”
3. “Interessa à Dilma, pois tira tempo de TV de seus adversários. Interessa a Aécio, pois aumenta a probabilidade de se ter segundo turno. Interessa a Eduardo Campos, pois alivia o constrangimento das declarações de Marina sobre ele. Interessa ao senador Randolfe do PSOL, pois cria um bom campo de polarização. E interessa ao DEM, pois o número 25 irá à telinha todos os dias, fazendo memória a seu público de origem e aos candidatos a deputado, pois aumenta os votos de legenda”.
4. O colaborador deste Ex-Blog contrapôs: E a que quem não interessa? “Bem, disse o Senador, paradoxalmente a Aécio, pois poderia contar com o tempo do DEM e agregar base do agronegócio. A Eduardo Campos, pois Caiado é um excelente polemizador e poderia atingir o lado direito de sua aliança com a Marina. E ao DEM, que sonha com a dobradinha e ter acesso ao poder se ficar com a vice-presidência, mesmo sabendo que no fundo, no fundo o PSDB quer chapa ‘puro-sangue’.“
5. “Cada vetor desses colocará os prós e os contra na balança para se entusiasmar e induzir a decisão favorável de Caiado, ou tentar obstrui-la. Neste momento a candidatura de Caiado avança pela primeira reação favorável de todos os candidatos. Mas o tempo passa e as avaliações internas às candidaturas e as pesquisas vão orientando. Mas se demorar muito, a candidatura de Caiado cristaliza e passa a ser irreversível. É o que eu acho o mais provável.”
* * *
“O PAÍS FOI MORALMENTE ARRASADO PELA EXPERIÊNCIA PETISTA”!
(Artigo de Fernando Gabeira – Estado de SP, 25) 1. Estamo-nos acostumando com as chamas urbanas. Uma pedrada aqui, um coquetel molotov ali, produzimos uma rotina burocrática, sintonizada com o pântano político. Nos fronts político, social e cultural o alarme está soando há algum tempo. Conseguimos sobreviver a uma longa ditadura militar. Será que vamos capitular diante de um governo que distribui cestas básicas e Bolsas Família?
2. O País foi moralmente arrasado pela experiência petista e de todos os cafajestes que o governo conseguiu alinhar. Predadores oficiais e predadores de rua se encontram nessa encruzilhada em que um profundo silêncio político se abate sobre nós, com exceção de vozes isoladas. Precisamos reaprender a conversar, reafirmar valores políticos que não se resumem a casa e comida. Precisamos viver a vida, cuidar mais da bio que da grafia. Precisamos sair dessa maré.
* * *
RIO PASSA S. PAULO COMO A REGIÃO ONDE MAIS SE PERDE TEMPO DE CASA AO TRABALHO NO TRÂNSITO! NUNCA ANTES FOI ASSIM!
(G1, 24) 1. Levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que 18,6% dos trabalhadores em regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento só de ida de casa para o trabalho. O mesmo levantamento também informou que, pela primeira vez, mais de 50% dos domicílios do país têm carro ou motocicleta disponível para o deslocamento dos moradores.
2. O estudo do Ipea foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1992, esse índice era de 14,6%. Segundo o Ipea, o aumento se deve ao crescimento na quantidade de veículos no país, à piora do trânsito, à degradação do transporte público e à falta de mais e melhores obras de mobilidade urbana.
3. Das grandes cidades, aquelas em que os moradores mais levam tempo no deslocamento para o trabalho são Rio de Janeiro e São Paulo, com tempo médio de 47 e 45,6 minutos, respectivamente.
4. Tabela do IPEA das sete RMs com maior tempo gasto no trânsito.
* * *
DUAS BOLHAS ECONÔMICAS! (FOLHA DE SP, 24)!
1. Para o Fundo Monetário Internacional, a dívida bruta do Brasil equivale a 68,3% do PIB; já no cálculo brasileiro, é de 59,3%.
2. Economist Intelligence Unit, braço da revista britânica “The Economist”. No caso do Brasil, a grande questão que se colocou foi sobre o risco de o endividamento atual das famílias se mostrar insustentável.
* * *
NESTE DOMINGO: ELEIÇÃO LEGISLATIVA! PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES DEFINE HEGEMONIA!
(El País, 24) 1. A província de Buenos Aires é tão grande como a Itália e lá vivem 15,6 milhões de habitantes, 38,9% da população da Argentina. Em cada eleição, o resultado da área de Buenos Aires é fundamental para medir a força nacional de um partido ou de um político, uma vez que as fidelidades aqui tendem a ser mais ligadas a pessoas do que a partidos. Isso não inclui a capital.
2. Nas eleições legislativas da Argentina (27), em que será definido se a presidente Cristina Kirchner mantém o domínio do parlamento em seus dois últimos anos de mandato, Buenos Aires volta a ser peça chave para a política do país em um duelo entre o primeiro candidato a deputado do Kirchnerismo, Martin Insaurralde, até recentemente um desconhecido prefeito da periferia da capital, e um adversário que pode emergir como a nova estrela da fragmentada oposição, Sergio Massa (prefeito de Tigre), outro peronista como os aqueles dois, mas deixou o partido do governo, Frente para a Vitória (FPV), em junho.
3. Na última pesquisa realizada pela consultoria Poliarquía, Massa elevou a sua intenção de voto para 41,2%, Insaurralde cresceu para 33,2% e Stolbizer para 12,6%.