O Vereador Cesar Maia esteve reunido com Protetores e militantes dos direitos dos animais na manhã desta quarta-feira (18/09), no auditório da Câmara, para discutir a defesa dos direitos dos animais e a atual situação da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA).
O debate público foi de iniciativa do vereador Marcio Garcia (PR), que convidou os vereadores Cesar Maia (DEM), Tio Carlos (DEM), vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais e Vera Lins (PP) para compor a mesa. O vereador Reimont (PT) também esteve presente.
A falta de estrutura da Fazenda Modelo (FM) foi o assunto mais abordado durante o debate. Voluntária do Gatil de São Francisco de Assis e do Gatil do Campo de Santana, Rosana Calmon apresentou um vídeo que mostrou a deterioração dos gatos do local, transferidos para o abrigo da Prefeitura. “Atualmente, a FM não tem infraestrutura, não tem medicamentos e nem veterinários”, afirmou Rosana, que completou: “de acordo com o secretário da SEPDA, Claudio Cavalcanti, de 245 felinos que foram transferidos, 163 voltaram para o Campo de Santana e 30 morreram”.
Protetoras dos animais ainda comentaram atrocidades que acontecem dentro da Fazenda Modelo. Carmem Lúcia Almeida disse que “gatos desaparecem e que muitos animais morreram por envenenamento”. Dona Ione, doadora de ração, pediu a saída do secretário da SEPDA.