IBOPE-CNI (9/12-07) MOSTRA QUE LULA NÃO SERÁ CANDIDATO E QUE CABRAL NAUFRAGOU ABRAÇADO COM DILMA E LULA!
1. Dilma tem 31% de ruim+péssimo e de ótimo+bom. Escapa no Nordeste com 43%, onde os governadores de Pernambuco (58%) e Ceará (40%) são os melhores avaliados. Seus 24% no Sudeste se devem à colagem com Cabral (12%). Ela e Lula se excederam nas fotos com Cabral e agora pagam a conta.
2. Se Lula ler a pesquisa, certamente desistirá da candidatura. Para 42% ele e Dilma são iguais e para 10% Dilma é melhor, num total de 52%.
3. Dilma conseguiu um “prodígio”. Leu as pesquisas que Saúde era o principal problema destacado pelos eleitores e resolveu lançar programa Mais Médico, exaltar o problema, pagar publicidade e terminou exaltando o problema. Com isso –em respostas múltiplas- Saúde alcançou um patamar de condenações recorde, superior a 70% e em todos os níveis –federal-estadual-municipal. Um caso de demissão dos conselheiros e publicitários.
4. A desconfiança é generalizada. Para 74% os recursos públicos são mal ou muito mal administrados por Dilma e seus Ministros. Idem em relação aos governadores e seus secretários e 70% em relação aos prefeitos e seus secretários. Outra vez Cabral e seus secretários batem recorde com 87%. E 60% acham que ele tem dinheiro suficiente.
5. Pela ordem: administra mal+muito mal x tem recursos suficientes: RJ 87% x 60% / SP 81% x 49% / GO 79% x 51% / RS 78% x 21% / ES 76% x 42% / PR 73% x 36% / MG 71% x 43% / SC 70% x 28% / BA 66% x 37% / CE 58% x 30% / PE 57% x 42%.
6. Os governadores despencaram e levaram Dilma junto, ou vice-versa, ou uma relação biunívoca. Ou seja: Dilma deve evitar fotos com os governadores e estes (com exceção de Pernambuco, Ceará e Paraná) devem evitar fotos com Dilma. Só estes 3 governadores têm avaliação melhor que Dilma fora da margem de erro (o de Minas Gerais fica um pouco acima de Dilma).
7. A média nacional da avaliação ótimo+bom dos governadores de 28% é pouco menor que a de Dilma 31%. Quatro governadores estão bem pior que Dilma (fora da margem de erro): Cabral 12%, Marconi 21%, Tarso Genro 25% e Alckmin 26%. Empatam com Dilma (levando em conta a margem de erro), Wagner 28%, Casagrande 29% e Colombo 30%. Quatro estão melhores: Anastasia 36%, Cid Gomes 40%, Beto Richa 41% e Eduardo Campos 58%.
8. 15% disseram que eles ou seus familiares foram a alguma manifestação. 89% apoiam as manifestações (39 dentre estes desde que sem violência). Estimam que as manifestações vão continuar em função da Saúde 43%, Corrupção 35%, Segurança 20%, Inflação 16%, Melhores Serviços Públicos 14%, Educação 14%, Contra os Políticos 14%, Transportes 11%, etc. Corrupção e Políticos se misturam, provavelmente.
* * *
GOVERNADORES: (ÓTIMO+BOM) -MENOS- (RUIM+PÉSSIMO)!
Pernambuco: mais 49% / Paraná: mais 23% / Ceará: mais 18% / Minas Gerais: mais 10% / Santa Catarina: mais 8% / Rio Grande do Sul: mais 5% / Espirito Santo: mais 3% / S. Paulo: 0% / Bahia: menos 3% / Goiás: menos 17% / Rio de Janeiro: menos 38% /
* * *
EM 10 DIAS CABRAL VAI A PIQUE! PERDE UM PONTO POR DIA!
Em 1 de julho o Datafolha divulgou pesquisa onde Cabral tinha 25% de ótimo+bom e 36% de ruim+péssimo. Agora em pesquisa realizada entre 9 e 12 de julho, o Ibope informa que Cabral tem 12% de ótimo+bom -caindo à metade em 10 dias- e 50% de ruim+péssimo, piorando 14 pontos. Cabral vem perdendo em julho UM PONTO POR DIA.
* * *
A MISSA DE ENCERRAMENTO E OS PROBLEMAS DO LOCAL ESCOLHIDO!
1. (G1, 25) “A missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Francisco, que estava prevista para domingo (28) no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi transferida para a Praia de Copacabana, na Zona Sul. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama nesta quinta (25). A informação foi confirmada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.”
(Ex-Blog) 2.1. Uns dois meses atrás, o Vereador Cesar Maia almoçou com o General Comandante do Comando Militar do Leste, no Palácio Duque de Caxias. Comentou que as razões da Igreja que levaram à escolha de um amplo terreno em Guaratiba para a Missa de encerramento da visita do Papa -a maior proporção de jovens evangélicos na região que jovens católicos- não levava em conta questões de segurança e risco de chuvas no inverno.
2.2. O consenso sobre o local ideal era a Av. Presidente Vargas, com a estrutura armada nas costas da Igreja da Candelária. Ali foi o maior comício das diretas. O Papa ficava com a Igreja como base, poderia chegar de helicóptero em locais alternativos no entorno próximo. O complexo sistema de segurança estaria equacionado pelos controles horizontal e vertical facilitados. E o acesso estaria garantido para qualquer quantidade de pessoas, por trem, metrô e ônibus em estacionamentos próximos adaptados. Com fácil escoamento.
2.3. Foi comentado que isso havia sido proposto, mas as autoridades religiosas e governamentais insistiram e exigiam o campo de Guaratiba e que realizariam as obras necessárias de preparação do terreno.
3. Os peregrinos que haviam conseguido abrigo na região da Missa terão que se deslocar mais de 50 km. E a prefeitura disse que havia investido na área cerca de 30 milhões de reais.
* * *
PAPA FRANCISCO EM APARECIDA! ATENÇÃO LÍDERES PASSAGEIROS!
“Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros.”
* * *
TREINAMENTO DA PM PARA MANIFESTAÇÕES E EVENTOS FOI DESATIVADO!
(globo online, 25) Os cem policiais militares que estão atuando entre os manifestantes participaram de dois cursos de treinamento. Um deles é o método de Defesa Policial Militar (MDPM). O outro é o de Policiamento em Multidões. — Essa capacitação começou em 2007 para o show dos Rolling Stones, que atraiu dois milhões de pessoas. Depois, esse serviço foi descontinuado. Mas, agora, com os protestos, vimos a necessidade de voltar com esse trabalho — disse o tenente-coronel Mauro Andrade.
* * *
2013: CRESCIMENTO DA AMÉRICA LATINA DESACELERA!
(Estado de SP, 25) 1. O Brasil terá o terceiro menor crescimento econômico entre os países latino-americanos neste ano, segundo estimativas da Comissão Econômica da América Latina e o Caribe (Cepal). O organismo das Nações Unidas revisou ontem (24), sua projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2013 de 3% para 2,5%. Caso este cenário se concretize, somente El Salvador (2%) e Venezuela (1%) terão desempenho pior que o brasileiro na região.
2. Também pesou o ritmo mais fraco esperado para o México–cuja projeção de crescimento caiu de 3,5% para 2,8% – e uma desaceleração de países que cresciam a taxas elevadas, como Chile, Panamá e Peru. Dos 20 países da região, somente as projeções da Bolívia e do Paraguai – que lideraria o crescimento da região em 2013 com uma taxa de 12,5% – foram mais elevadas que 2012.
3. Crescimento do PIB previsto pela Cepal para 2013 / Paraguai 12,5% / Panamá 7,5% / Peru 5,9% / Bolívia 5,5% / Nicarágua 5% / Chile 4,6% / Colômbia 4% / Equador 3,8% / Uruguai 3,8% / Argentina 3,5% / Haiti 3,5% / Costa Rica 3% / Cuba 3% / Guatemala 3% / Honduras 3% / México 2,8% / Brasil 2,5% / El Salvador 2% / Venezuela 1%.
4. Conheça a tabela completa -país a país- para 2010, 2011,2012 e 2013.
* * *
GUERRA CIVIL NA SÍRIA DEIXA 2 MILHÕES DE REFUGIADOS! 25% ABANDONARAM SEUS LARES!
Cerca de 2 milhões de pessoas fugiram da Síria nos últimos dois anos, criando com isso graves problemas para certos países, notadamente o Líbano e a Jordânia. Hoje, 1 em 6 habitantes do Líbano é cidadão sírio. O maior campo de refugiados sírios na Jordânia se converteu na quarta mais importante cidade do país. Pelo menos 4 milhões de sírios abandonaram seus lugares de origem e procuraram refúgio em outras regiões do país. Tudo isso significa que ¼ da população síria total abandonou seus lares e procuraram refúgio em outras regiões do país ou no exterior.