13 de junho de 2013

RIO: EM ABRIL DISPARARAM OS HOMICÍDIOS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA!

1. Na Capital: aumento de 16%. Em abril de 2012 foram 107 homicídios. Em abril de 2013 foram 124 homicídios.

2. Na Baixada Fluminense: aumento de 21%. Em abril de 2012 foram 104 homicídios. Em abril de 2013 foram 150 homicídios.

3. Niterói/São Gonçalo: aumento de 39%. Em abril de 2012 foram 36 homicídios. Em abril de 2013 foram 50 homicídios.

4. Fonte Oficial. Site do Instituto de Segurança Pública.

* * *

LENDO –POR DENTRO- A PESQUISA NACIONAL MDA-CNT DE JUNHO 2013!

1. Já tem candidato a presidente da república? Não: 73,1% / Sim: 17,4%.

2. Partido que quer ver na presidência da república. PT 23,1% / PSDB 5,1% / PMDB 2,5% / Demais 3,6% / Nenhum+Não respondeu: 65,7%.

3. Conhece (sem ouvir falar): Dilma 79,1% / Aécio 38,4% / Marina: 40,7% / Campos: 18,4%/

4. Impacto da Inflação na renda do entrevistado. Alto 36,7%.

5. Comprometimento da renda mensal com dívidas. Até 30%: 25,7% das pessoas/ de 30% a 70%: 18,4% das pessoas.

6. Você já percebeu diminuição da conta de luz? Não 44,3% /Sim: 51,7%/

7. Opinião sobre os crimes praticados por menores. Aumentaram muito nos últimos anos: 69,1%/ Aumentaram nos últimos anos: 24,8%.

8. Redução da maioridade penal para 16 anos. A favor 92,7%.

9. Intenção de voto para presidente e (apenas entre os que conhecem todos os candidatos). Dilma Rousseff 52,8% (44,1%) / Aécio Neves 17,0% (22,8%) / Marina Silva 12,5% (14,2%) / Eduardo Campos 3,7% (5,8%).

* * *

CAOS NO TRÂNSITO DO RIO É DESMONTAGEM DA GERÊNCIA/OPERAÇÃO DE TRÁFEGO!

1. Este Ex-Blog, desde 2010, vem alertando que o caos crescente no trânsito do Rio é produto da desmontagem da gerência de tráfego na prefeitura do Rio, ou seja, da operação dos fluxos e da flexibilidade a qualquer momento nessa operação. Isso exige experiência acumulada e autoridade relativa. Mas este sistema que vinha desde 1990 foi desmontado. O Rio, na metade dos anos 90, conseguiu aumentar a velocidade dos fluxos e depois estabilizar até 2008. Mas, depois, a velocidade veio reduzindo até se igualar com SP. Até os operadores de rua foram terceirizados e entram sem experiência acumulada. PMs e GMs não se vê mais. A última terça-feira (11) foi mais um momento –grave- de caos, por falta de gerência/operação. E, desse jeito, vai piorar.

2. (Panorama Carioca – trechos- Gilberto Scofield Jr – Globo, 12) 2.1. Ontem, a carga de um caminhão caiu na Avenida Brasil e a cidade deu um nó. Pessoas levaram duas horas da Tijuca ao Centro. Imagina na Copa é piada pronta nessa hora.  E apesar de todo o Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura, com aquele monte de telinhas mostrando o trânsito em tempo real, mil funcionários, mil GPS, mil câmeras, a CET-Rio de plantão, nada adiantou e a volta para casa ontem foi um inferno. Ok, ok, ontem foi um dia atípico. Mas num dia típico, o trânsito no Rio é muito pior que o de São Paulo por pura ignorância.

3. Há anos que a prefeitura aposta nos agentes de trânsito, os tais “verdinhos” São uns 800, terceirizados, que não têm poder de multa. São facilitadores. Ontem foi um dia atípico, mas o trânsito no Rio é muito pior que em São Paulo por ignorância.

* * *

BBC (12) PERGUNTA  SE O BRASIL AINDA É O PAÍS DO FUTEBOL!

1. Estádios cada vez mais vazios, audiência baixa na TV, clubes endividados, seleção em má fase. Por outro lado, cotas de TV e de patrocínio em alta, jogadores de alto nível mantidos ou repatriados e expectativa em alta com a realização da Copa do Mundo e com a inauguração de novos e modernos estádios. Este é o retrato do momento atual do esporte mais popular do mundo no chamado “País do Futebol”. Mas será que o Brasil é realmente o País do Futebol?

2. A BBC Brasil ouviu especialistas e coletou dados para tentar responder à pergunta e traçar os desafios que o esporte enfrenta para manter o título de “paixão nacional”. Um dos principais problemas do futebol brasileiro é a crônica ausência de público nos estádios, acentuada nos últimos anos. No ano passado, a média de público do campeonato brasileiro da série A (a primeira divisão nacional) foi de 12.983 pagantes por jogo, 13% inferior à do ano anterior. Segundo levantamento recente da consultoria Pluri, com dados de 2011, a média de público do brasileirão foi apenas a 13ª do mundo, atrás de campeonatos nacionais de países sem tradição no esporte, como Estados Unidos, Japão e China, e até mesmo dos campeonatos da segunda divisão da Inglaterra e da Alemanha.

3. Nos campeonatos regionais, a situação é ainda pior. Outro levantamento da Pluri indica que o público médio dos 25 principais campeonatos estaduais do país teve uma queda de 9% neste ano em relação ao ano anterior. O maior e mais rico campeonato estadual, de São Paulo, teve uma média de público de apenas 6.217 pagantes por jogo, levemente inferior à do campeonato mineiro, o de maior público, com 6.451 pagantes em média por jogo.

4. Em um ranking dos cem clubes com maior média de público no mundo, compilado pela Pluri, há apenas três equipes brasileiras – em menor número que os quatro clubes da China ou os dez do México, por exemplo, e muito aquém dos 22 times da Alemanha e 20 da Inglaterra, países que dominam os rankings de público. O Santa Cruz, de Pernambuco, com média de público de 36.916 em seu estádio, no Recife, é o clube brasileiro mais bem colocado no ranking, na 39ª posição. Os outros clubes brasileiros no top 100 são Corinthians (65ª posição no ranking, com média de público de 29.424) e Bahia (100º, com média de 22.741). Os líderes do ranking são o alemão Borussia Dortmund, com média de 80.552 de público e 100% de ocupação do estádio, e o Manchester United, com público médio de 75.387 e 99% de ocupação.

* * *

PAPA FRANCISCO FALA DE “LOBBY GAY” E “CORRENTE DE CORRUPÇÃO” NO VATICANO!

(La Nacion, 12) 1. Em declarações que causaram grande turbulência no Vaticano e no mundo, o papa Francisco advertiu não só que existe corrupção no governo central da Igreja, mas também um “lobby gay”. “Na Cúria há gente santa, mas também há uma corrente de corrupção, é verdade… Se fala de um “lobby gay” e é verdade, está aí…, há que ver aqui o que podemos fazer”, admitiu Francisco quinta-feira passada, segundo publicou o portal chileno ‘Reflexion y Liberacion’.

2. Este site católico progressista reconstruiu as palavras -bastante verossímeis- que o Papa disse durante uma audiência privada à diretiva da ‘Confederación Latinoamericana y Caribeña de Religiosas y Religiosos (CLAR)’ na Residência Santa Marta, onde vive.