EMENTA: REQUER INFORMAÇÕES SOBRE AUTORIZAÇÃO PARA CORTE DE ÁRVORES NA ESTRADA DOS BANDEIRANTES

EMENTA: REQUER INFORMAÇÕES SOBRE AUTORIZAÇÃO PARA CORTE DE ÁRVORES NA ESTRADA DOS BANDEIRANTES

 

Autor(es): VEREADOR CESAR MAIA

 

 

REQUEIRO à Mesa Diretora, observando a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro e o Regimento Interno da CMRJ, que sejam solicitadas à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, as seguintes informações pertinentes à SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS – SMO:

 

1-      Cópia de inteiro teor da autorização referente ao corte de árvores na Estrada dos Bandeirantes, altura do número 1.100, em Jacarepaguá, realizado entre os dias 13 e 20 de abril de 2013, conforme matéria anexa publicada no site oficial do jornal O Globo.

 

Plenário Teotônio Villela, 24 de abril de 2013

VEREADOR CESAR MAIA

LÍDER DO DEMOCRATAS

 

 

ANEXO I

 

Árvores são cortadas para a obra do BRT Transcarioca em Jacarepaguá

Pelo menos 20 foram retiradas nesta semana pela Secretaria Municipal de Obras.

Órgão terá de plantar 370 mudas como medida compensatória.

Leonardo Gorges, com a leitora Bianca de Albuquerque

Publicado: 20/04/13 – 14h00

Atualizado: 20/04/13 – 14h00

arvores

O que restou das árvores cortadas na Estrada dos Bandeirantes – Foto da leitora Bianca de Albuquerque / Eu-Repórter

RIO – A construção do corredor expresso de ônibus Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), começa a deixar marcas no bairro de Jacarepaguá. Pelo menos 20 árvores foram cortadas nesta semana na Estrada dos Bandeirantes, perto do número 1.100, no traçado por onde devem passar os coletivos articulados, a partir do ano que vem. O desmatamento foi criticado pela leitora Bianca de Albuquerque:

— Estão desmatando muitas ruas em Jacarepaguá, em nome dessas obras monumentais. Sei que o progresso é inevitável, mas matar árvores é crime. Será que não havia outra solução? Essas árvores eram muito antigas e formavam um caminho com sombra para os pedestres e ciclistas. Agora virou um descampado.

De acordo com a Secretaria municipal do Meio Ambiente (SMAC), o corte foi realizado após a concessão de uma licença ambiental. O órgão responsável pela retirada das árvores foi a Secretaria municipal de Obras (SMO), que realiza as obras do Transcarioca. Como medida compensatória, 370 mudas terão de ser plantadas em outros pontos da cidade.

Segundo a SMAC, é provável que outras plantas tenham que ser cortadas durante as obras. Nestes casos, as medidas compensatórias também estarão valendo, com a SMO sendo obrigada a plantar um número previamente estabelecido de novas árvores.

De acordo com a SMO, as obras do Transcarioca deverão ficar prontas até o fim deste ano e beneficiarão cerca de 400 mil pessoas por dia. No trecho citado pela leitora, as intervenções devem começar em maio.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/arvores-sao-cortadas-para-obra-do-brt-transcarioca-em-jacarepagua-8168173