Cascadura, na zona norte da cidade, tinha uma manhã tranquila nesta quinta-feira, dia 9/8, até a chegada de Cesar Maia, por volta das 10 horas, para mais um dia de campanha de divulgação de sua candidatura a vereador pelo Rio.
Saltou do carro, caminhou pela Avenida Dom Hélder Câmara até a altura da esquina com a Rua Sidônio Paes onde parou para tomar um café. Pronto. O que estava calmo transformou-se em rebuliço. Afinal, quem estava ali, na calçada, sozinho, exposto às reações públicas de qualquer passante era ele, Cesar Maia, que por três vezes governou a cidade do Rio.
Alguns chegavam a espantar-se e dizer: ‘é o Cesar Maia de verdade!’. Outros, pegavam o telefone para dividir a informação: ‘sabe quem está aqui na rua de Cascadura? O Cesar Maia!’, exclamava uma senhora na saída das compras num mercado.
Jovens estudantes da rede municipal de educação perguntavam o motivo dele não estar vindo candidato ao cargo que tanto ocupou, o de prefeito. E a resposta, na ponta da língua, era: ‘é preciso renovar a política com gente mais jovem… eu já fui três vezes. Agora sou candidato a vereador para fiscalizar, legislar e continuar a cuidar da cidade’. Afinal, quem mais conhece o Rio e a administração pública do que ele, que é o prefeito mais longevo da história desta cidade?!
Parado em frente a uma lanchonete, Cesar Maia ouviu histórias de quase 600 pessoas que paravam para cumprimentá-lo por cerca de duas horas. Reclamações, abraços, pedidos de ajuda e, claro, uma fotografia ‘para postar no Face’, em referência ao facebook. E quem não tirou com seu próprio celular uma fotografia, basta entrar no site www.cesarmaia.com.br para achar sua foto alí.