Na sexta-feira, dia 6/7, primeiro dia oficial da campanha eleitoral de 2012, Cesar Maia participou de duas agendas. A primeira, pela manhã, foi em Copacabana, na zona sul da cidade, onde convidado para um café da manhã, explicou qual a função de um vereador, principalmente posterior ao ano de 1988 quando a Constituição do país elevou os municípios ao mesmo status dos estados.
“Em seu artigo primeiro, a Constituição do Brasil diz: A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. Com isso, o Brasil é o único país do mundo em que Estados e Municípios fazem parte da federação, com o mesmo status”.
Recebendo o carinho de pessoas que o encontravam e pediam para tirar fotografias ou apenas cumprimentá-lo, Cesar Maia informava que no dia 7 de outubro, nas urnas, o nome dele constará da lista dos candidatos a vereador na cidade do Rio de Janeiro. E para o voto, basta apertar os números 25.111.
De Copacabana, seguiu para a Tijuca, zona norte da cidade, já na parte da tarde, onde tomou café no tradicional Café Palheta, que fica na Praça Saens Peña. Recebendo o carinho dos passantes, informava a todos que sentem saudade do Prefeito que por três vezes governou a cidade que desta vez o candidato a prefeito é seu filho, Rodrigo Maia. E que ele pretende ser eleito para uma das 51 cadeiras da Câmara Municipal.
“Terei muito o que fazer como vereador. Entre outras coisas, defender os direitos dos servidores; defender os mais humildes contra a repressãoe a humilhação que estão sofrendo nos últimos anos, e acabar com as privatizações da Educação e da Saúde”.