Com a visão de que a cidade do Rio Janeiro é de todos, a Prefeitura do Rio age efetivamente para proporcionar às pessoas com deficiência uma rede de serviços que garante sua qualidade de vida.
A criação do CIAD (Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência), único no país, é um marco inovador nas ações da Prefeitura. Em um mesmo local, no centro da cidade, servido por uma rede de transportes que permite a chegada dos deficientes de todos os bairros, são oferecidos serviços das diversas secretarias que fazem parte da MacroFunção da Pessoa com Deficiência: Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde , Educação, Esporte e Lazer, Deficiente Cidadão. Fazem parte ainda desta Macro Função a Secretaria de Urbanismo e a Secretaria de Transporte. O Fórum Permanente de Integração, formado por representantes das Secretarias, contempla a otimização dos recursos ali alocados. Este modelo de gestão garante que em todas as ações destas Secretarias e da Prefeitura os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos.
As ações macrofuncionais do CIAD se repetem nos diversos equipamentos da Prefeitura: escolas, vilas olímpicas, parques, grandes equipamentos esportivos (Estádio Engenhão, Parque Aquático Maria Lenck, Arena Esportiva) e culturais (Cidade da Música, Centro Coreográfico) e nas intervenções urbanísticas do Favela Bairro, do Rio Cidade, etc.
Não foi por acaso que o PARAPAN 2007 foi considerado o maior, melhor e mais organizado evento paradesportivo das Américas, aplaudido por todos os atletas e presidentes dos comitês paraolímpicos dos países participantes, além dos presidentes dos Comitês Paraolímpicos das Américas e Internacional, que encontraram na cidade do Rio de Janeiro uma cidade com políticas voltadas para a pessoa com deficiência em conformidade com os anseios dos Comitês que presidem. A Cidade do Rio de Janeiro é uma cidade de todos.