O Prefeito Cesar Maia e sua mulher Mariangeles Maia receberam uma homenagem no dia 23, durante missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro. A cerimônia foi uma iniciativa da Associação de Amigos da Antiga Sé, dirigida por Dona Zoé Chagas Freitas, em agradecimento à restauração da igreja mais importante da história do Brasil – a única capela imperial das Américas -, promovida pela Prefeitura do Rio. Celebrada pelo padre Roque e cantada, com acompanhamento musical, pelo Corpo Estável de Músicos da Capela Real e Imperial, a missa solene teve a presença de diversos secretários e funcionários do Município.
Emocionada, Dona Zoé agradeceu ao Prefeito Cesar Maia pelas obras de restauração realizadas na Antiga Sé, que já foi catedral do Rio de Janeiro. "Desde que acabou a reforma, esta igreja está sempre lotada de fiéis, e nós só temos a agradecer ao Prefeito Cesar Maia", disse, com a voz embargada pela emoção. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé foi totalmente restaurada pela Prefeitura, ao custo de R$ 11 milhões.A obra, que começou em 2006, foi entregue no dia 8 de março deste ano, quando da comemoração dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Rio.
A restauração incluiu, entre outras partes do conjunto histórico e arquitetônico, a capela-mor (local do altar principal), o forro de madeira, o piso, os altares laterais, a capela do Cristo Crucificado, a sacristia, a secretaria, a fachada principal, o telhado e a torre.
Durante os trabalhos, foi descoberto um sítio arqueológico com ocupações que datam do século XVI, onde foi criado um museu do sítio arqueológico na Antiga Sé, na Rua Primeiro de Março, em frente à Praça 15.