O Prefeito Cesar Maia visitou na manhã de hoje, dia 2, as novas instalações do Centro de Proteção Animal (CPA) na Fazenda Modelo, em Ilha de Guaratiba, Zona Oeste da cidade. Ao lado do secretário de Promoção e Defesa dos Animais, Victor Fasano, Cesar Maia percorreu todas as dependências do espaço construído para receber animais domésticos e silvestres, apreendidos por instituições responsáveis por esse tipo de atividade.
O Centro de Proteção Animal ocupa uma área de 13 mil metros quadrados. Segundo o Prefeito, a utilização do novo espaço é uma iniciativa pioneira. "A partir de hoje, o Rio de Janeiro passa a ter o maior complexo de proteção animal da América Latina. Nosso desafio agora é sustentar este projeto. É muito gratificante olhar para trás e ver que todo este trabalho teve início na minha gestão. Espero que no próximo ano, os responsáveis dêem continuidade ao programa da secretaria que cada vez mais enriquece o Rio de Janeiro", afirmou.
Dentro das instalações do CPA estão um gatil, canil, centro de triagem e recuperação de animais silvestres, centro administrativo, alojamentos para os animais, centro cirúrgico de esterilização, laboratório clínico veterinário e centro de educação ambiental. A previsão é de que em um mês o local já esteja recebendo animais resgatados e/ou apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonozes Paulo Dacorso Filho, e pela Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.