Cesar Maia participa do lançamento de livro com depoimentos de Renato Archer

O Prefeito Cesar Maia participou do lançamento do livro “Renato Archer – Diálogo com o Tempo”, editado pela Prefeitura do Rio, em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/ FGV). O evento ocorreu na sede da FGV, na Praia de Botafogo, com a presença do vice-presidente da instituição, Sérgio Quintella.


Organizado pelas historiadoras Regina da Luz Moreira e Leda Soares, o livro reúne uma série de depoimentos dados pelo próprio Archer ao CPDOC entre maio de 1977 e agosto de 1978, período em que ele se afastou das atividades políticas. Ao todo são 33 horas de entrevistas, obtidas em 25 encontros do ex-deputado federal com os pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas.

Durante o evento, o Prefeito encontrou-se com a filha de Renato Archer, Alexandra. Ao lado dela, Cesar Maia lembrou a importância de Archer – que foi ministro das Relaçoes Exteriores no governo Juscelino Kubitschek, ministro de Ciência e Tecnologia do governo José Sarney e um dos articuladores da Frente Ampla, lançada em oposição ao regime militar – para a história brasileira.

– Poucos atores políticos brasileiros viveram estas quatro décadas no núcleo do poder e na boca do vulcão como Archer. Isto torna a leitura de seu depoimento um documento fundamental para a compreensão adequada de nossa história política recente. O acervo do programa História Oral, do CPDOC, presta este inestimável serviço ao Brasil”, completou o Prefeito.