O Prefeito Cesar Maia visitou as obras para instalação de redes de água e esgoto em Sepetiba, na Zona Oeste. A ação é parte do projeto de saneamento básico que está sendo realizado pela Prefeitura do Rio naquele bairro e em Pedra de Guaratiba.
Acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Rodrigo Dantas, e pelo subsecretário Alexandre Pinto, ele foi à Rua Nunes, onde está sendo realizado o trabalho de canalização da Vala da Malária. Em seguida, o Prefeito visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está sendo instalada na Rua José Fernando, e que vai atender 40 mil moradores. Essa estação vai evitar que 25 mil metros cúbicos de dejetos sem tratamento sejam despejados no mar diariamente, como ocorria até agora.
Após conhecer a ETE, o Prefeito esteve na Avenida Santa Ursulina, onde está sendo implantada uma linha-tronco de esgoto. Para esse trabalho, a Prefeitura utiliza uma nova técnica que dispensa a abertura das ruas para instalação das tubulações: um equipamento, conhecido como “tatuzão”, que perfura o subsolo ao mesmo tempo em que instala manilhas de concreto, com diâmetro superior a 0,5 metro.
Por último, o Prefeito esteve no canteiro das obras de canalização da Vala do Iate, que abrangem as ruas José Higaskyno e do Iate. Lá, conversou com operários e moradores da região, que se mostraram muito satisfeitos por verem se realizar um sonho antigo, o do saneamento da região. Cesar Maia explicou que, apesar do incômodo causado pelas obras, o resultado trará muitos benefícios, pois é sinônimo de saúde para todos.
As obras de saneamento básico são, por lei, de responsabilidade dos estados, mas um acordo feito em 2007 entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio vem permitindo ao poder municipal realizar essas obras, tão esperadas pela população de Sepetiba e Pedra de Guaratiba.