O Prefeito Cesar Maia visitou na manhã de hoje, dia 16, as novas instalações da Maternidade Municipal Leila Diniz na Barra da Tijuca, que serão inauguradas amanhã, 17. A unidade, antes em Jacarepaguá, foi transferida para um moderno prédio ao lado do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
A nova Maternidade Leila Diniz tem capacidade para atender de 600 a 800 pacientes por mês – o que representa mais de 8 mil por ano. As instalações incluem centro cirúrgico, sete salas de parto normal, sala de relaxamento (para o período pré-parto), banco de leite, enfermaria, consultórios e UTI neonatal, com 25 leitos.
"Essa é uma maternidade modelo para a Prefeitura", elogiou Cesar Maia, destacando a UTI neonatal. "Nem em hospitais particulares há tantos leitos assim, e com tal qualidade."
Embora a inauguração oficial vá ocorrer amanhã, os 350 funcionários da unidade já trabalham a pleno vapor. Em 14 dias de funcionamento, foram realizados 127 partos normais e 37 cesarianas. Na unidade há também acompanhamento intensivo das gestantes e parturientes, em especial nos casos de risco para a mãe ou para a criança.
"O atendimento é ótimo, fui muito bem cuidada. A toda hora recebemos medicamentos, alimentos e orientação dos médicos", elogiou Jaqueline Souza da Silva, 28 anos, moradora da Cidade de Deus, que teve a segunda filha, Milena, no último dia 14.
Shopping e Calçadão – Após visitar a maternidade, o Prefeito esteve no Bangu Shopping, instalado na antiga Fábrica de Tecidos Bangu (cujo prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan) com o apoio da Prefeitura.
Cesar Maia percorreu as instalações do shopping, com 57.000m², que revitalizou aquela área de Bangu. São 140 lojas e seis salas de cinema, que em dezembro receberam um público médio de 2,3 milhões de pessoas.
No final da visita à Zona Oeste, o Prefeito esteve no Calçadão de Campo Grande, na Rua Barcelos Domingos, onde foi inaugurado o Centro Cultural Adelino Moreira. O espaço abriga estátua do sambista e compositor, autor de 1.200 canções, entre elas A Volta do Boêmio e Negue, que nasceu e viveu no bairro. Adelino, que completaria 89 anos no último dia 28 de dezembro, faleceu em dezembro de 2002.
No trajeto entre Bangu e Campo Grande, o Prefeito Cesar Maia visitou as obras de implantação, já em fase final, da ciclovia que ligará os dois bairros, com 11 quilômetros de extensão.