13 de novembro de 2020

EX-BLOG ENTREVISTA CESAR MAIA!

O ex-prefeito Cesar Maia é candidato a vereador pelo Democratas (número 25.500)

Ex-Blog: Como você vê a situação do Rio de Janeiro?

Cesar Maia: A cidade do Rio de Janeiro vive uma crise profunda, fundamentalmente política. Vivemos uma situação parecida há 30 anos, com o prefeito Saturnino Braga, um homem de bem, mas que não soube gerir a prefeitura. Mas sou otimista. Vamos nos recuperar. É preciso gestão. O eleitor precisa aproveitar as eleições para escolher bem e formar uma Câmara de Vereadores com independência, altivez e conhecimento. Vereadores que possam cobrar e auxiliar a gestão da prefeitura.

EB: Quais são seus temas prioritários como vereador?

CM: A próxima legislatura da Câmara de Vereadores discutirá o novo Plano Diretor da cidade, que é um plano orientador das políticas gerais da cidade. Trata-se de algo muito importante para o futuro da cidade.

Os temas que eu defendo como vereador são os temas que sempre defendi quando era prefeito.

Defendo o fortalecimento do serviço público, prestigiando enormemente e sempre os servidores públicos. Quando investimos nos servidores, investimos na população. Defendo e cobro também a retomada dos programas de urbanização da cidade, tanto das áreas de classe média, quanto, principalmente, das áreas comunitárias, no caso, o Favela Bairro, que foi um programa de grande sucesso, elogiado internacionalmente e premiado na ONU.

Defendo também programas que consegui incluir na LDO. Neste ano foram aprovadas emendas minhas com recursos para projetos como a retomada do programa Gari Comunitário, expansão do programa Ônibus da Liberdade, retomada do programa Remédio em Casa, retomada do Favela-Bairro, implementação de novo Plano de Cargos e Salários da Saúde e a retomada da Carta de Crédito aos servidores.

EB: Para você, quais são as funções mais importantes do vereador?

CM: As funções do vereador são legislar e fiscalizar. Essas são as obrigações. As funções, na prática, dependem muito da sua qualificação e do conhecimento que tem da cidade, do executivo e do legislativo. Um vereador, para representar bem uma cidade complexa como o Rio, precisa ter uma capacidade de articulação política dentro e fora da cidade. É assim sempre, mas, em uma situação de crise, isso passa a ser fundamental. Para superarmos este momento, o Rio precisa de vereadores que tenham essa capacidade, essa experiência e esse conhecimento.