27 de julho de 2020

O FU­TU­RO É A IN­FRA­ES­TRU­TU­RA!

(Adri­a­no Pi­res, di­re­tor do Cen­tro Bra­si­lei­ro de In­fra­es­tru­tu­ra (CBIE) – O Estado de S. Paulo, 25) O B­ra­sil en­fren­ta dé­fi­cits ex­pres­si­vos no ser­vi­ço de es­go­to sa­ni­tá­rio, for­ne­ci­men­to de água po­tá­vel, ge­ren­ci­a­men­to de re­sí­du­os só­li­dos e dre­na­gem. A dis­tri­bui­ção de água ca­na­li­za­da aten­de 83,5% do to­tal de bra­si­lei­ros e 93% da po­pu­la­ção ur­ba­na. No en­tan­to, ape­nas 46% da po­pu­la­ção ur­ba­na tem aces­so a ser­vi­ços de co­le­ta e tra­ta­men­to de es­go­to, en­quan­to 12% usam sis­te­mas in­di­vi­du­ais, 18% têm o es­go­to co­le­ta­do sem tra­ta­men­to e 24% não têm ser­vi­ço de es­go­to sa­ni­tá­rio. A co­le­ta de li­xo al­can­ça 98,6% das re­si­dên­ci­as, mas o des­car­te ade­qua­do é o gran­de pro­ble­ma. Atu­al­men­te, cer­ca de 3 mil li­xões a céu aber­to es­tão em ope­ra­ção e re­ce­bem 41,6% de to­do o li­xo en­vi­a­do pa­ra o des­car­te fi­nal.

A ques­tão do sa­ne­a­men­to bá­si­co te­ve um re­cen­te avan­ço. Após dois anos de dis­cus­são no Con­gres­so Na­ci­o­nal, o no­vo mar­co re­gu­la­tó­rio do sa­ne­a­men­to bá­si­co (Pro­je­to de Lei n.º 4.162/2019) foi apro­va­do pe­lo Con­gres­so. A lei ob­je­ti­va a uni­ver­sa­li­za­ção do sa­ne­a­men­to, com a am­pli­a­ção da co­le­ta de es­go­to pa­ra 90% da po­pu­la­ção e o for­ne­ci­men­to de água po­tá­vel pa­ra 99% da po­pu­la­ção até o fim de 2033. Pa­ra tan­to, fa­ci­li­ta a par­ti­ci­pa­ção pri­va­da na pres­ta­ção do ser­vi­ço, que ho­je é ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te re­a­li­za­do por em­pre­sas pú­bli­cas es­ta­du­ais.

O se­tor elé­tri­co é ou­tro seg­men­to da in­fra­es­tru­tu­ra que pre­ci­sa de aten­ção. Em­bo­ra a ele­tri­fi­ca­ção se­ja qu­a­se uni­ver­sal (99,3%), o se­tor foi be­ne­fi­ci­a­do por cri­ses que im­pe­di­ram o cres­ci­men­to da de­man­da, mas a ofer­ta ne­ces­si­ta de pla­ne­ja­men­to só­li­do de lon­go pra­zo. A ma­triz elé­tri­ca na­ci­o­nal é mui­to de­pen­den­te das chamadas fon­tes in­ter­mi­ten­tes, hi­dre­lé­tri­cas a fio de água, eó­li­cas e so­la­res, au­men­tan­do a vul­ne­ra­bi­li­da­de do sis­te­ma às ad­ver­si­da­des cli­má­ti­cas. Com is­so, a ne­ces­si­da­de de as­se­gu­rar o for­ne­ci­men­to de ener­gia exi­ge a com­ple­men­ta­ção das tér­mi­cas fle­xí­veis com GNL e in­fle­xí­veis com gás do pré-sal. Tér­mi­cas na ba­se do sis­te­ma elé­tri­co usan­do o gás na­tu­ral do pré-sal, bem co­mo o gás onsho­re, vão ga­ran­tir um me­lhor ge­ren­ci­a­men­to dos re­ser­va­tó­ri­os e uma ex­pan­são das eó­li­cas e so­la­res. Além do mais, ire­mos di­mi­nuir a vo­la­ti­li­da­de dos pre­ços da ener­gia elé­tri­ca e ga­ran­tir o abas­te­ci­men­to, na me­di­da em que as tér­mi­cas na ba­se fun­ci­o­na­rão co­mo uma es­pé­cie de ba­te­ria vir­tu­al. A di­mi­nui­ção da vo­la­ti­li­da­de do Pre­ço de Li­qui­da­ção das Di­fe­ren­ças (PLD) tam­bém le­va­rá à re­du­ção das ta­ri­fas, já que não ire­mos es­pe­rar o es­va­zi­a­men­to dos re­ser­va­tó­ri­os pa­ra li­gar as tér­mi­cas mais ca­ras e mais po­lui­do­ras do sis­te­ma.

O trans­por­te re­pre­sen­ta qu­a­se 60% do to­tal de cus­tos lo­gís­ti­cos do Bra­sil, cor­res­pon­den­do a 12,3% do Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB), em com­pa­ra­ção com 7,8% nos EUA. O Bra­sil de­pen­de for­te­men­te de ro­do­vi­as pa­ra o trans­por­te de pas­sa­gei­ros e car­ga, no en­tan­to, o sis­te­ma pa­vi­men­ta­do é pe­que­no pa­ra o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal e so­fre de pro­ble­mas de si­na­li­za­ção, qua­li­da­de e en­ge­nha­ria. Em­bo­ra o País te­nha um dos mai­o­res sis­te­mas ro­do­viá­ri­os do mun­do, com qu­a­se 2 mi­lhões de km de ex­ten­são, so­men­te 12,4% são pa­vi­men­ta­dos. O sis­te­ma fer­ro­viá­rio tem 30,6 mil km e tem gar­ga­los ope­ra­ci­o­nais. As con­ces­sões pri­va­das ain­da não con­se­gui­ram ex­pan­dir a re­de fer­ro­viá­ria, que re­pre­sen­ta 15% do flu­xo to­tal de car­ga. A efi­ci­ên­cia dos por­tos bra­si­lei­ros foi redu­zi­da por equi­pa­men­tos ob­so­le­tos, ter­mi­nais mul­ti­mo­dais li­mi­ta­dos e dé­fi­cits de ca­pa­ci­da­de. E, a des­pei­to do gran­de nú­me­ro de hi­dro­vi­as, o trans­por­te flu­vi­al es­tá en­ga­ti­nhan­do, com in­fra­es­tru­tu­ra e ins­ta­la­ções de bai­xa qua­li­da­de.

A in­fra­es­tru­tu­ra pre­cá­ria au­men­ta o cus­to Bra­sil e im­pe­de o cres­ci­men­to da pro­du­ti­vi­da­de da eco­no­mia. Da dé­ca­da de 1970 até a de 2000, o in­ves­ti­men­to em in­fra­es­tru­tu­ra caiu con­ti­nu­a­men­te, pas­san­do de uma mé­dia de 5,4% pa­ra 2,2% do PIB. A ex­pli­ca­ção da que­da é a au­sên­cia de in­ves­ti­men­to pri­va­do subs­ti­tuin­do o pú­bli­co. É fun­da­men­tal aca­bar­mos com aque­la má­xi­ma que pre­va­le­ceu du­ran­te anos no Bra­sil de que in­fra­es­tru­tu­ra é de­ver do Es­ta­do. Pa­ra is­so, é pre­ci­so ha­ver es­ta­bi­li­da­de re­gu­la­tó­ria atrain­do o se­tor pri­va­do pa­ra fi­nan­ci­ar e ope­rar a in­fra­es­tru­tu­ra. A apro­va­ção do mar­co do sa­ne­a­men­to foi uma pri­mei­ra vi­tó­ria. “A me­lhor ma­nei­ra de pre­ver o seu fu­tu­ro é criá-lo” (Abraham Lin­coln).