19 de abril de 2018

PESQUISAS! 

A)  COMENTÁRIO DE FÁBIO G. SOBRE A NOTA DE FRANCISCO GUIMARÃES – GPP, DE 17/04!

Muito interessante as considerações do Francisco sobre as pesquisas eleitorais no Ex-Blog. Para reflexão deixo alguns pontos:

1. “4. Uma pena que as pesquisas publicadas sejam tão pobres de informação.” Verdade, tem razão, porém me preocupa mais institutos venderem pesquisas sem metodologia sólida, como exemplo ele fala de exclusão de públicos formadores de opinião e ou “endógenos” ao processo político e com isso, com certeza, influi numa amostra probabilística. Outro problema aqui é “quem não sabe o que procura não entende o que encontra”, ou seja, os institutos querem vender e muitos clientes como partidos e candidatos não sabem com profundidade metodologia e com isso não discutem exatamente o que querem da pesquisa, acabam comprando “pacotes” prontos ou semi prontos que pouco acrescentam quando se busca avaliar dados, principalmente cruzados.

2. Em especial para 2018 e principalmente 2020 os Institutos deveriam buscar entender como será o processo de abstenção, se a tendência de crescimento se manterá, além da descrença da população, desânimo etc. e tal temos a questão da biometria, municípios, em especial os mais pobres, poderão ter a partir de 2020 abstenções recordes em função da obrigatoriedade biométrica, muitos são os fatores, como dificuldade de agendar biometria, filas, desmotivação do eleitor e destaco % de idosos ativos que sempre foram votar poder “dever cívico” mais não são mais obrigados por lei, grande parte deles não vão fazer a biometria por N fatores já enumerados e vão aumentar ainda mais o % de abstenção.

3. No caso do RJ vale segmentar os votos e abstenções das cidades de Rio das Ostras e Queimados (estão neste processo de cadastramento biométrico) e avaliar comparativamente suas votações e abstenções com outras cidades de mesmo porte que não estão ainda em processo de obrigatoriedade biométrica, quem conseguir entender bem esse processo poderá ter uma vantagem no planejamento e organização das campanhas municipais de 2020.

B) E MARINA? FRANCISCO GUIMARÃES – GPP!

Vejo a manchete no jornal que o crescimento da Marina se deu entre os mais pobres e menos escolarizados.

Muito provavelmente entre os evangélicos = pobres e menos escolarizados.

Será que é intenção de voto real ou o candidato que conhecem?

Neste segmento que ela cresceu, os eleitores conhecem quem da lista apresentada?

Desconfio que não é intenção de voto e sim conhecimento (marcou quem conhece).