RESPOSTAS LIVRES E ALGUNS CRUZAMENTOS INUSUAIS NAS ÚLTIMAS PESQUISAS ELEITORAIS PARA PREFEITO DO RIO!
1. Nas regiões que vão do Centro, por Santa Teresa, Tijuca, Vila Isabel…, passando pela Zona Sul até a Barra da Tijuca, Crivella tem 31% e Freixo 34%. Em toda a Zona Norte, incluindo Jacarepaguá, Crivella tem 38% e Freixo 22%. Na Zona Oeste Crivella tem 54% e Freixo 18%. / Os bairros em que o Não Voto (brancos+nulos+não sabe) é o maior são: Litorânea com 39%, Zona Norte 2 (Irajá a Anchieta) 45% e Jacarepaguá 48%.
2. O tiroteio terminou tirando foco das razões contra um e outro. Entre os eleitores de Freixo 32% não sabem apontar por que não votam em Crivella. Entre os eleitores de Crivella 49%.
3. Quem melhor pode enfrentar os problemas da Segurança Pública? Crivella 37%, Freixo 19%. / E os problemas da Saúde? Crivella 41%, Freixo 20%.
4. Depois de toda essa campanha eleitoral com propostas e acusações, quem tem mais condição de ser Prefeito do Rio? Crivella 44%, Freixo 23%.
5. Você tem acompanhado as acusações e as agressões verbais entre os dois candidatos? Quem tem mais razão? Nenhum 37%, Crivella 20%, Freixo 15%. / Você mudou seu voto nesse segundo turno em função dessas acusações e denúncias? Não 85%, Sim 10%. / Entre os 10% que mudaram 38% foram para Freixo e 16% para Crivella. / Que denúncia fez você mudar seu voto? Nenhuma 47%.
6. Tem assistido a propaganda eleitoral dos candidatos? Não tem 36%. Somente TV 49%. TV + Rádio 12%. Somente Radio 2%. Quem assistiu na TV: Crivella 47%, Freixo 24%. / Assistiu algum debate? Sim 31%. Não 68%. / Entre os que assistiram: Crivella 40%, Freixo 31%. / Entre os que são contra o Impeachment de Dilma: Crivella 41%, Freixo 31%. Os que são a favor: Crivella 42%, Freixo 19%.
7. Freixo vence entre os que têm Superior Completo: 30% x 23% de Crivella. / Renda maior que 5 salários mínimos: Freixo 32%, Crivella 30%.
8. Frequenta Redes Sociais? Sim: Crivella 37%, Freixo 27% / Não: Crivella 53%, Freixo 16%.
9. Entre os Católicos: Crivella 33%, Freixo 26% / Entre os Evangélicos: Crivella 74%, Freixo 7%. Entre os que Não são filiados nenhuma Igreja: Crivella 36%, Freixo 31%.
10. Qual sua religião? Católicos 41%, Evangélicos 27%, Não tem 19%, Espíritas 11%.
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TRÊS TIPOS GERAIS DE ELEITOR!
(José Roberto de Toledo – Estado de S. Paulo, 27) 1. Estudo inédito do Ibope revela que três tipos marcantes de eleitor emergiram das urnas eletrônicas em 2016. Seu comportamento e convicção – distintos entre si – são decisivos para entender a eleição. São o “convicto engajado”, o “isentão decisivo” e o “só voto obrigado”. O Ibope aplicou uma bateria de questões sobre política e eleições em todo o Brasil após o primeiro turno. O conjunto de respostas foi submetido a uma análise de cluster. Simplificando, ela agrupa indivíduos com opiniões similares, e separa esses agrupamentos segundo divergências.
2. Eis o resultado. O primeiro grupo, onde estão 36% dos eleitores que foram votar, é politizado e tem a cabeça feita. Todos, sem exceção, disseram ter definido seu voto para prefeito logo nas primeiras semanas, assim que souberam quem eram os candidatos. Nenhum anulou ou votou em branco. Todos dizem que iriam votar mesmo se o voto não fosse obrigatório. Dois em cada três têm preferência por algum partido. São os “convictos engajados”. São mais frequentes no interior do que na capital, nas menores cidades do que nas metrópoles. Têm 30% mais chance de serem filiados a um partido, discutem política no WhatsApp e leem blogs. Embora sejam fundamentais em uma eleição, para fazer decolar uma candidatura, eles raramente mudam de opinião. São, portanto, menos permeáveis às campanhas.
3. Aí entra o segundo grupo. O “isentão decisivo” tem quase tanto interesse por política quanto o “engajado convicto”, mas é maleável. Deixa para definir seu voto nas últimas semanas, dias e horas da eleição. Assiste a mais telejornais, se informa em sites de mídia tradicional, discute política e eleição com amigos e familiares, presta mais atenção ao horário eleitoral e aos debates. Está aberto a mudar de ideia. O “isentão” tem um terço a mais de chance de ter mudado de candidato após receber mensagem negativa sobre ele nas mídias sociais ou no WhatsApp. Por isso mesmo é decisivo: representando 26% do eleitorado que foi votar, é um dos principais responsáveis pelas mudanças de última hora na intenção de voto.
4. O terceiro e maior grupo é o oposto do “convicto engajado”. Seus integrantes não têm interesse por política, não têm identidade partidária, têm mais de o dobro de chance de terem anulado ou votado em branco em 2 de outubro. Se concentram nas cidades das periferias das regiões metropolitanas e se informam sobre a eleição principalmente pela TV e pelo rádio. Não veem propaganda eleitoral nem gostam de debates entre candidatos. Se o voto fosse facultativo, 84% deles não iriam votar. Os integrantes do “só voto obrigado” são 38% de todos os que votaram no primeiro turno. É o maior grupo, o menos interessado e o mais imprevisível: pode votar em qualquer um ou em ninguém.
5. Há um quarto grupo, que não entrou na conta acima porque não votou. São 10% do eleitorado, e tão ou mais desengajado do que os “só voto obrigado”. Mas a abstenção foi o dobro disso, não? Oficialmente, sim. Esses fantasmas formam o quinto grupo, o dos que permanecem no cadastro eleitoral mesmo depois de mortos.