DATAFOLHA: CRIVELLA TEM 88% ENTRE OS EVANGÉLICOS E EMPATE TÉCNICO ENTRE OS CATÓLICOS! ENTRE OS EVANGÉLICOS 13% AINDA NÃO ESCOLHERAM CANDIDATO E ENTRE OS CATÓLICOS 36%!
(Datafolha/Folha de S. Paulo, 26) 1. No total de votos, Crivella tem 46% das intenções (tinha 48%) e Freixo, 27% (tinha 25%). Os indecisos somam 8%, enquanto os que declaram voto branco e nulo chegam a 19% –mesmos índices do levantamento anterior.
2. Os recortes feitos pelo instituto mostram que a diferença obtida pelo candidato do PRB se concentra no eleitorado evangélico. Ele tem larga vantagem tanto entre fiéis de denominações pentecostais —como a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado– como não pentecostais. No primeiro, Crivella tem 91% dos votos válidos e no segundo, 86%. Os evangélicos são 33% dos eleitores. Os dois estão em empate técnico entre os católicos, grupo que representa 40% da amostra. O grupo de eleitores evangélicos também mostra ser determinante no resultado de votos válidos por ter a menor taxa de brancos, nulos e indecisos na pesquisa. Apenas 13% dos fiéis de igrejas pentecostais não escolheram candidato. Entre os católicos, 36% não optaram por Freixo ou Crivella.
3. A pesquisa foi feita após o aumento dos ataques entre os dois na campanha, além da divulgação de acusações contra o candidato do PRB na imprensa, parte dela relacionado a declarações de intolerância religiosa no passado. Os dados mostram que os casos tiveram pouco impacto na candidatura de Crivella. No recorte por faixa etária, Freixo vence apenas entre os mais jovens, com 55% das intenções de votos válidos. Crivella tem vantagem em todas as outras faixas etárias, sendo a maior no eleitorado entre 34 e 44 anos: 72% das intenções de voto válido.
4. O senador também tem larga vantagem entre os mais pobres, atingindo 74% da preferência dos entrevistados com renda familiar até dois salários mínimos. Há empate entre aqueles com renda familiar acima dos dez salários mínimos, grupo no qual Freixo obtém 52% das intenções de voto válido. Segundo o Datafolha, 88% dos eleitores que escolheram um candidato ou declararam votar branco ou nulo estão totalmente decididos.
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DATAFOLHA MOSTRA QUE INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA ELEIÇÃO NO RIO DE JANEIRO É MENOR DO QUE SE SUPUNHA!
Datafolha ouviu 1.280 eleitores nesta terça-feira (25).
A segunda pesquisa Datafolha de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro no segundo turno, divulgada nesta quarta-feira (26), mostrou como as redes sociais influenciaram os eleitores da capital fluminense.
Tem acesso à internet Sim – 68% / Não – 32%
Tem conta em redes sociais – 64% / Facebook – 57% / WhatsApp – 60% / Twitter – 19% / Não tem conta em redes sociais – 4%
Influência das redes sociais no 2º turno:
Muita influência – 12% / Pouca influência – 10% / Nenhuma influência – 42%
Influência das redes sociais no 1º turno
Muita influência – 11% \ Pouca influência – 10% \ Nenhuma influência – 42%
Compartilha notícias sobre as eleições e os candidatos em redes sociais – 28% / Facebook – 23% / WhatsApp – 19% / Twitter – 6% / Não compartilha – 36%
Lê notícias sobre as eleições e os candidatos em redes sociais – 49% / Facebook – 44% / WhatsApp – 35% Twitter – 11% / Não lê notícias sobre eleições – 15%
Declarou seu voto no 1º turno nas redes sociais
Sim – 14%
Não – 50%
Declarou seu voto no 2º turno das redes sociais; Sim – 15% / Não – 49%
Segue algum candidato a prefeito nas redes sociais; Marcelo Crivella – 4% / Marcelo Freixo (PSOL) – 5% / Ambos – 2% / Não segue nenhum – 53%