27 de novembro de 2018

REUNIÃO ANUAL DO CONSELHO DA JUVENTUDE DA UNIÃO DEMOCRATA INTERNACIONAL (IYDU COUNCIL MEETING) 2018!

Helsinki, Finlândia, 8 a 11 de novembro!

(Bruno Kazuhiro – Juventude Democratas – Presidente Nacional)

Primeiro dia – 08/11

1. Jantar de abertura patrocinado pela Finnish Energy, empresa de consultoria do setor energético da Finlândia, com palestra sobre o cenário do país e da região:

2.  Atualmente Finlândia tem 25% de sua energia de matriz nuclear, 24% importados dos vizinhos, 17% hidroelétrica, 13% biomassa, 7% carvão e 6% éolica. Previsão é reduzir combustíveis fósseis, dependência dos vizinhos e também matrizes instáveis e chegar a 2030 com 45% nuclear, 45% somando hidrelétrica, éolica e solar e apenas 10% fósseis.

3.  A emissão de CO2 no país caiu significativamente na produção de energia mas quase não diminuiu no setor de aquecimento de residências, fábricas e comércios.

4.  Os vizinhos têm situação diferente. Noruega é privilegiada com grandes reservas de petróleo mas ao mesmo tempo 97% da energia sendo hidroelétrica. Lucra muito vendendo excedente para Dinamarca que tem 44% de energia éolica o que é positivo para não poluir mas gera instabilidade no sistema por ser variável. Suécia tem 40% nuclear e 40% hidroelétrica. Estônia tem 86% combustíveis fósseis mostrando seu passado soviético. A geração de energia varia muito de país a país ao contrário do que se poderia pensar.

5.  Mesmo com tantos esforços, no mundo todo os combustíveis fósseis eram 93% da produção de energia em 1965 e hoje são ainda 85%. Que toda a queda foi por conta da energia nuclear. Devemos incentivar essa energia e mostrar que pode ser totalmente segura. Combinando a estabilidade da geração de energia nuclear com energia limpa hidroelétrica, éolica e solar, eliminamos CO2.

6.  França reduziu muito mais seu CO2 com matriz nuclear do que Alemanha com éolica e solar desde que decidiu abandonar nuclear após acidente em Fukushima

7.  Finlândia desenvolveu com a Suécia a melhor tecnologia de estoque do lixo nuclear e será operacional em 2020. Tubos de cobre com lixo nuclear são enterrados a 500 metros de profundidade com concreto até a superfície.

8.  Hoje a opinião pública na Finlândia é 41% favorável à energia nuclear e 22% contrária.

9.  Maior problema do CO2 no mundo será pela necessidade de aquecimento e não de energia. Aquecimento é difícil de transmitir e hoje 85% é baseado na queima de combustíveis fósseis, Hoje na Europa os partidos verdes já votam a favor da energia nuclear pois entenderam que é única proposta realista conta o CO2.

Segundo Dia – 09/11

A) Visita ao Parlamento finlandês com tour nas galerias do plenário:  Parlamento tem 200 membros. 1 se torna presidente e não pode votar nas matérias, ficando neutro. A praxe política é o maior partido no parlamento indicar o primeiro ministro e o segundo maior indicar o presidente da Câmara.

B). Presidente da República só pode entrar com convite formal. Ministros que não sejam parlamentares não podem sentar no plenário, apenas na mesa.
Sociais democratas sentam à esquerda, moderados no centro e conservadores à direita, reproduzindo suas doutrinas.

C) Existe o partido nacional sueco na Finlândia, representando a minoria sueca e elege alguns deputados.  Debate do orçamento anual é longo e muito detalhado com projeto enorme. Livro com o texto fica em cada cadeira do plenário.

D) – Palestra do Leadership Institute (EUA), em sala de reunião do Parlamento, sobre redes sociais:

a- Hoje o adulto em país desenvolvido passará em média 5 anos de sua vida navegando nas redes sociais. Rede social é contar histórias visualmente

b- A evolução que gera votos: Fã (gosta de você) > Seguidor (consome seu conteúdo) > Doador (ajuda sua causa) > Defensor (divulga e defende você).   No Facebook e Youtube estão todos. No Instagram estão os jovens. No Pinterest estão as mulheres.

c-  Ideal é escrever até 80 caracteres em postagem do Twitter. O que você posta hoje volta contra você amanhã. Faça limpeza periódica das redes.
Diferencie a mensagem em diferentes redes.

d- Pedidos de doação em rede social funcionam muito mais do que em e-mails. Fake News: denunciar imediatamente, conhecer os executivos do Facebook em cada país, conte uma narrativa clara para os seguidores que evite que fake news sejam verossímeis.

e- Lauri Skon, chefe de redes sociais do Partido da Coalizão Nacional Finlandês (Kokoomus), partido anfitrião do evento. Lauri fez sucesso no Facebook falando de política e foi recrutado pelo partido para cuidar das redes

f-  Candidatos são treinados ao redor do país e devem saber explicar em 20 segundos o porquê de serem candidatos
Candidato deve contar sua história, seu passado, de onde vem e falar de sua personalidade, de sua família, se humanizar e mostrar situações cotidianas

g- Rede social precisa ser mais sincera do que perfeita.
Partido tem ônibus de campanha que roda o país e redes sociais mostram onde o ônibus está

h- Mostrar amizade com membro de outro partido pode suavizar imagem

I- Usar cores alegres nas redes

10- Visita à Confederação das Indústrias da Finlândia com palestras no auditório:

10.1- Mika Kussmanen, economista chefe.  Somos a favor do mercado e não das empresas. Estimulamos novos empreendedores e competição, regras claras e igualitárias. Grandes empresas fazem acordos sobre salários e não levam em conta a realidade das pequenas empresas.

Defendemos menos taxação direta e compensação com taxação indireta.

Urbanização na Finlândia é uma das mais intensas do mundo atualmente em escala proporcional. Área metropolitana de Helsinki crescendo rapidamente, deve aumentar a produtividade do país.

As licitações exigem certo tamanho das empresas. Somos contra. Entendemos que as grandes empresas dão mais garantia mas não é justo que as pequenas não possam competir.

Setores fortes da Finlândia: Tecnologia (Nokia), Papel/Embalagens/Fibras e Aço. Setor de papel compensa menor demanda por papel com maior demanda por embalagens

10.2- Joonas Mikkila, Analista de Inovação

Atual geração é a mais empreendedora da história. Quer ter o próprio negócio. Uma das razões é a educação empreendedora nas escolas.

Novos empreendedores são mais educados, ambiciosos, inovadores, internacionais e focados no consumidor

Mais de 90% são microempresas na Finlândia. Tendência mundial. 65% destas com microempreendedores individuais. A criação de novas vagas é majoritariamente na pequena e média empresa.

Cada vez mais os empreendedores serão mulheres e imigrantes na Europa

Entre 1988 e 2018 o poder dos computadores aumentou 33000 vezes. Ele dobra a cada 2 anos e a capacidade de armazenar dados também. Isso influencia totalmente o empreendedorismo.

A economia digital permite que o pequeno seja grande e ajuda países como a Finlândia, que tem economia pequena mas sistema ótimo de educação e identifica talento.

10.3-  Jyri Hakamies, Presidente da Confederação

Somos formados por 24 federações que representam 70% das exportações, 2/3 do PIB, 2/3 do emprego e 70% da pesquisa na Finlândia

Escritório em Bruxelas visa acompanhar e influenciar a legislação

Finlândia era um dos países europeus mais pobres após o fim da guerra em 1945. Cresceu pela educação. Temos os melhores professores do mundo. Acadêmicos dão aulas para crianças.

10.4- Simo Pinomaa, economista sênior

Em 1900 éramos 70% agricultura. Em 1945 eram 40% da economia. Hoje 4% e 50% são serviços.

Temos a 4a menor desigualdade de renda da Europa e o 2o maior gasto estatal per capita, com a 5a arrecadação per capita.

Finlândia demorou a se recuperar da crise de 2008. Suécia por exemplo se recuperou muito mais rápido. Alemanha também. Fomos afetados pela crise do Euro, pela menor demanda por papel, pela crise russa que diminui exportações, pelo envelhecimento da população e pelos problemas da Nokia.

Para enfrentar a crise, aumentos de salário foram congelados em 2017, aumentamos a jornada de trabalho anual em 24 horas, reduzimos os salários em 30% durante as férias até 2019, aumentamos a contribuição previdenciária do trabalhador e reduzimos a parcela patronal (2% de um lado para o outro). Custo trabalhista caiu 3,5%. Esperamos 2,8% de crescimento do PIB em 2018.

Ainda temos que fazer mais pois o déficit público é projetado em 100% do PIB para 2030 pelo envelhecimento da população.

Terceiro Dia – 10/11

– Reunião Anual do Conselho da Juventude da União Democrata Internacional 2018:

– Secretário-Geral da IDU, Christian Kattner (CSU Baviera/Alemanha) abre a reunião falando que IDU terá evento na América Latina em 2019 e que instituição está feliz com reunificação bem-sucedida da Juventude IDU.

– Relatórios regionais:

Nepal apresenta relatório local contando que família real foi assassinada, com período de transição complicado posteriormente e convocação de eleições democráticas. Partido maoísta venceu com apoio da China. Direita pede ajuda da IDU para se preparar tecnicamente para próximas eleições.

Bruno Kazuhiro (Brasil) é questionado sobre expectativa quanto a Bolsonaro e apresenta relatório contando sobre como foi o processo eleitoral e citando convite a Guedes e Moro para o ministério, que seriam indicativos da suavização do discurso do presidente eleito, gerando expectativa de moderação. Carlo Romanis (Itália) solicita que Brasil busque extraditar Cesare Battisti.

República Checa celebra o fato de membro de seu partido ter sido eleito o candidato a presidente da comissão européia da Aliança de Conservadores e Reformistas da Europa, partido europeu mais à direita com relação ao PPE. Primeira vez que a ACRE apresenta candidato de país do leste europeu. Conta ainda que Partido Pirata checo é favorito para eleger prefeito de Praga na próxima eleição e diz que verdes e piratas são o novo socialismo.

Australianos contam que juventude do seu Partido Liberal cresceu quando se envolveram mais com movimento estudantil e social. Partido mudou o primeiro-ministro recentemente, substituindo Turnbull por Morrison, que é mais liberal. Foco da mudança foi tentar melhorar desempenho nas eleições que ocorrerão em maio e manter maioria no congresso.

– Fundação Westminster, que atende a todos os partidos britânicos, patrocinará, com o setor que é do Partido Conservador, um programa de mentores onde políticos já estabelecidos de partidos da IDU darão conselhos a jovens de juventudes partidárias da IYDU. Serão reuniões online e trocas de email para que o jovem possa absorver sugestões e pedir dicas. Foco na formação política, bastidores, carreira, etc.