26 de outubro de 2020

ROBESPIERRE: O PRIMEIRO DISCURSO CONTRA O ANTI-SEMITISMO! 23/12/1789!

1. Na sessão da Assembleia Nacional Francesa de 23 de Dezembro de 1789, o deputado por Arras, Maximilien-Marie Isidore de Robespierre, pede a palavra. Robespierre era respeitado por seus pares como um homem que analisava com inteligência a grave situação que a Revolução atravessava, acossada em suas fronteiras e com graves dissensões internas. No entanto o deputado, despojando-se de todos os preconceitos religiosos sobre os “judeus deicidas” com os quais foi formado no colégio parisiense Luis-lhe Grand, um dos mais importantes da França, assume com vigor sua defesa.

2. Ele disse “Todo cidadão que cumpra com os requisitos de elegibilidade que vocês estabeleceram, tem direito de ocupar qualquer função pública. Como se pode opor aos judeus as perseguições que diferentes povos os fizeram vítimas? Pelo contrário, são crimes nacionais que devemos expiar, restaurando-lhes os direitos inalienáveis ​​do homem, dos quais nenhum poder humano pode privá-los. Eles são acusados ainda ​​de vícios e preconceitos: do espírito sectário e do lucro exagerado, mas a quem podemos culpar se não a nós mesmos e as nossas próprias injustiças? Depois de tê-los excluído de todas as honras, do direito à estima pública, não lhes deixamos mais do que o espaço das especulações lucrativas. Devolvamos-lhes a felicidade, a pátria e a virtude, reconhecendo-lhes sua dignidade de homens e de cidadãos.”

3. É, sem dúvida, o primeiro discurso contra o anti-semitismo pronunciado publicamente na França. A moção foi rejeitada pela Assembleia.

4. (Ex-Blog) 60 anos depois um judeu não podia ser eleito na Câmara dos Comuns na Inglaterra. Disraeli -depois grande primeiro ministro- judeu de origem -D´Israel- só foi deputado por seu pai ter se convertido cristão e mudado de nome.