EXERCÍCIO PARA PROJETAR OS RESULTADOS E NECESSIDADES ELEITORAIS PARA PRESIDENTE!
1. Muito mais simples e efetivo para projetar as necessidades eleitorais dos candidatos é trabalhar com porcentagens nas regiões estratégicas. Vejamos projetando os números atuais de pesquisas de Dilma x Aécio no primeiro turno. Uma hipótese apenas.
2. O Nordeste tem 27,7% dos eleitores. Se Dilma abrir sobre Aécio 30 pontos, livra uma vantagem de 8,3 pontos em nível nacional. Minas Gerais tem 10,2% dos eleitores. Se Aécio abrir 30 pontos sobre Dilma, livra 3 pontos. S. Paulo tem 21,7% dos eleitores. Se Aécio abrir 10 pontos sobre Dilma, terá 2,2 pontos de vantagem, arredondando.
3. Isolando estas 3 regiões, Dilma ainda tem a vantagem de 8,3 – (3 + 2,2) = 3,1 pontos.
4. Suponha que no restante do Sudeste a eleição fique empatada. Suponha que no Sul Aécio livre 10 pontos sobre Dilma. O Sul tem 14,3% dos eleitores o que daria para Aécio 1,4 pontos de vantagem.
5. Com isso, Dilma ainda teria vantagem de 1,7 pontos. O Norte tem 8,4% dos eleitores. Suponha que Dilma tenha vantagem de 20 pontos. São 1,6 pontos de vantagem. O saldo seria favorável a Dilma em 3 pontos.
6. O Centro-Oeste tem 7,5% dos eleitores. Suponha que Aécio ganhe de Dilma aqui por 20 pontos. São 1,5 pontos de vantagem. Saldo geral 1,5 pontos a favor de Dilma.
7. São apenas hipóteses usadas como exemplo. Cada um, em especial a assessoria próxima dos candidatos, deveria usar as porcentagens objetivas do eleitorado por região e grandes estados e aplicar suas próprias hipóteses em cada pesquisa confiável que receber.
8. E assim definir a concentração de esforços regionais dos candidatos de forma a reduzir a diferença ou ampliar a diferença conforme cada caso, cada região.
* * *
ARGENTINA: PIB EM QUEDA DE 2% E INFLAÇÃO PRÓXIMA DE 40%!
(La Nacion, 21) 1. Os bancos e consultorias afirmaram que as perspectivas econômicas da Argentina pioraram. A inflação se aproximará dos 40% e a recessão registrará uma queda do PIB de 2% nesses dois anos. O prognóstico mais negativo é o do Bank of America-Merrill Lynch com uma recessão de -2%, seguido por Oxford Economics e JP Morgan com queda de 1,5% do PIB. Economist Intelligence Unit, HSBC e a União Industrial Argentina projetam queda de 1%. Para 2015 projetam que o PIB poderia cair até 1,2%, conforme o Goldman Sachs enquanto o JP Morgan é mais pessimista prevendo uma queda do PIB que poderia chegar a 3%.
2. Sobre a Inflação, essa poderia atingir quase 40%. Goldman Sachs e Oxford preveem em torno de 37%; Bank of America, de 33%; Citigroup, de 31,8%, e Santander, de 31,3%. Mesmo o INDEC –instituto oficial de estatísticas- projeta uma inflação de 27%. Para 2015 o Bank of America prevê uma inflação de 37%, o Goldman Sachs e Oxford de 36%, e Citi de 35%.
* * *
“ACADEMIA DE FUTEBOL”, EM ÁREA POBRE E VIOLENTA DA BOLÍVIA, INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ!
(El País, 17) 1. Situada ao lado do cemitério La Cuchila, no extremo sul da cidade, a academia de futebol Tahuichi Aguilera acolhe diariamente cerca de 3.000 crianças da cidade mais populosa e violenta da Bolívia. Lá, entre dribles, passes e tiros, alguns dos meninos e meninas de famílias mais pobres da região recebem educação e cuidados para evitar problemas e conflitos muito comuns em Santa Cruz, como o alcoolismo, a dependência de drogas e a violência juvenil, enquanto seguem na busca do sonho de se tornarem profissionais. Entre 85% e 90% das crianças que frequentam Tahuichi, o fazem “com uma bolsa de estudos, de forma gratuita”, diz Roly Aguilera, filho do fundador da escola, que atualmente exerce a função de presidente.
2. Desde a sua fundação em 1978, a academia foi nomeada seis vezes para o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu trabalho social. Embaixadora da Boa Vontade da ONU em 1993, prêmio Fair Play Internacional em 1995 e medalha de ouro da FIFA no ano 2000, Tahuichi é uma instituição na sociedade boliviana. Marco El Diablo Etcheverry, o atacante Erwin Sanchez e os zagueiros Luis Cristaldo e Juan Manuel Peña, todos membros da melhor seleção boliviana que já existiu, que conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 1994,levam a marca Tahuichi.