26 de fevereiro de 2016

EÇA DE QUEIROS EM 1867: “NA POLÍTICA HÁ POSTERGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS”!

(Comunicar Preciso) 1. “Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois fatos que constituem o movimento político das nações. A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse.

2. A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se.

3. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva. À escalada sobem todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos (…) todos querem penetrar na arena, ambiciosos dos espetáculos cortesãos, ávidos de consideração e de dinheiro, insaciáveis dos gozos da vaidade.”

* * *

MARQUETEIROS ENTREGAM O JOGO: PT INDIGNADO!

(Monica Bergamo – Folha de SP, 26) 1. Em seu depoimento, anteontem, Mônica Moura (esposa de João Santana, marqueteiro do PT) afirmou que só dois países, de todos os que já trabalhou, não usam caixa dois para pagar publicitários em campanhas eleitorais: República Dominicana e El Salvador.

2. No Brasil, afirmou, a prática passou a ser evitada depois que o publicitário Duda Mendonça quase foi preso no escândalo do mensalão. Mônica sustenta que, se a campanha de Dilma Rousseff tivesse caixa dois, “todas teriam”, e precisariam ser investigadas, já que as despesas da petista e de Aécio Neves, por exemplo, foram parecidas.

3. A mulher de João Santana afirma também que dificilmente uma campanha presidencial gastaria com marketing mais do que os cerca de R$ 90 milhões que ela e o marido cobraram de Dilma. Não haveria “onde” despejar tantos recursos. Mônica foi interrogada por cinco investigadores.

(Ex-Blog) Os depoimentos de João Santana e Mônica Moura são considerados um desastre pelo PT. Os depoimentos dos militantes, parlamentares ou não, seguem uma linha de não entregar nada. Aliás, é a primeira vez na Lava-Jato que não-militantes integrados ao PT prestam depoimento. Até a Odebrecht estaria indignada com esses depoimentos. Da mesma maneira, no Mensalão com o outro marqueteiro, Duda Mendonça.

                                                    * * *

DILMA FOGE DA FESTA DO PT!

Dilma deveria terminar sua missão no Chile amanhã. Depois de árduos e constrangedores esforços do Itamaraty, a missão foi prorrogada até sábado (sem agenda oficial…), de maneira a sua chegada ao Brasil impedi-la de participar do ato PT, a que comparecerá Lula. Que vergonha – e a nosso custo…