JORNAL EXTRA (20) ENTREVISTA CESAR MAIA!
1. P: Concorda com Rodrigo Maia, que chamou Paes de traidor? R: Nas ruas, chamavam-no de Brutus. Traiu o que defendia antes: agora privatiza a educação e a saúde, massacra os servidores, humilha os pobres, entrega a cidade à especulação imobiliária. / P: Como vai atuar na Câmara? Vai para cima de Paes? R: Estou fazendo um DVD com o Minuto da Verdade, meus compromissos na TV. Luta contra as privatizações da educação e da saúde, defesa do servidor público, defesa contra a especulação.
2. P: Sua votação o decepcionou? R: Com 1.700 candidatos e 34% de abstenção, brancos e nulos, sem arranque da legenda, e numa campanha franciscana, foi um resultado excelente. / P: O DEM fez só duas prefeituras no estado (Italva e Paraíba do Sul). Qual será a estratégia do partido? R: 2014 é eleição presidencial e essa nos guiará para nossos posicionamentos e parcerias. Teremos um forte puxador presidencial e reconstituiremos as bancadas.
3. P: Por que Rodrigo Maia, seu filho, teve menos votos do que para deputado, em 2006? R: Rodrigo foi um personagem dessa eleição. Saiu fortalecido. Eleição tem o vetor eleitoral, que se conclui no dia da eleição, e o político, que prossegue. Rodrigo venceu politicamente. Um deputado de prestígio nacional, que passa a ter visibilidade regional. / P: E a aliança com Garotinho? R: Em 2014, nossa aliança nacional será em torno de Aécio Neves. A aliança com o PR foi o caminho para ter tempo de TV e enfrentar uma máquina avassaladora, como vimos.
4. P: O que achou do movimento de Pezão e Paes, para que Cabral seja vice de Dilma? R: Apenas uma trapalhada. Talvez jogar alto para conseguir emprego de ministro. / P: Vai se candidatar em 2014? R: Quem comanda 2014 é a eleição presidencial. / P: Teme uma nova debandada, como ocorreu para o PSD? R: Não. Para o PSD, foi o baixo clero. Em 2014, vamos reconstituir nossas bancadas e voltar a ser a quarta força.
* * *
DESCONTAMINAÇÃO DO SOLO DA REFINARIA DE MANGUINHOS LEVARIA 5 ANOS E CUSTARIA R$ 200 MILHÕES!
(dep. LPC ROCHA) 1. A decisão do governador Sérgio Cabral, de construir um bairro popular na área da Refinaria de Manguinhos parece ter sido precipitada. O anuncio foi feito antes da realização de estudos técnicos de viabilidade do projeto, apesar de se tratar de um terreno altamente contaminado. O caminho deveria ser inverso. Primeiro você faz todos os estudos de viabilidade para depois decidir sobre a desapropriação.
2. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, já admitiu que a descontaminação da área deve demorar cerca de cinco anos, além de custar até R$ 200 milhões. Localizada à margem da Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio, a Refinaria de Manguinhos foi erguida em 1954 sobre uma área de mangue.
* * *
LULA SE ENTREGOU EM ENTREVISTA NA ARGENTINA!
(Blog do Augusto Nunes reproduzido pelo Blog do Noblat, 20) 1. A Argentina é logo ali, mas a entrevista concedida por Lula ao jornal El Clarín nesta quarta-feira sugere que o ex-presidente não reagiu bem à viagem sem mudança de fuso horário. Convidado a comentar o julgamento do mensalão, o palanque ambulante desta vez não se refugiou em golpes imaginários, nem enxergou “um problema de caixa dois” na imensa roubalheira descoberta em meados de 2005. Preferiu inventar outra história para safar-se do escândalo. E a discurseira resultou em outro perfeito tiro no pé.
2. “Para um presidente que teve oito anos de mandato, o fato de terminar com 87% de aprovação popular é um enorme julgamento”, viajou o entrevistado. Ao confundir o Ibope, o Sensus e o Vox Populi com o Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente não só admitiu que o mensalão existiu como se instalou voluntariamente no banco dos réus. O desastre se consumou quando o declarante confundiu eleição com tribunal e eleitor com jurado. “Já fui julgado pelas urnas”, decidiu. “A vitória de Dilma Rousseff foi um julgamento extraordinário”.
3. Faz de conta que sim. Nesse caso, Lula foi absolvido por 55 milhões de eleitores que votaram em Dilma. Em contrapartida, foi condenado por 43 milhões que rejeitaram a sucessora que escolheu. Não é pouca coisa. Para essa imensidão de brasileiros ─ quem está dizendo é o próprio Lula ─, o país foi governado durante oito anos pelo chefe supremo de uma organização criminosa.
* * *
AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO FRAUDAM A AVALIAÇÃO DE SEUS PARCEIROS DE NEGÓCIOS!
(El Pais, 20) 1. Um estudo recém-publicado pelo Banco Central Europeu (BCE) mostra que as agências de classificação (rating) tratam de maneira mais benevolente os bancos que oferecem a elas negócios. Os resultados do estudo sugerem que “há conflitos de interesse entre os bancos e as agências de classificação que aparecem alterar o processo de classificação”. “As agências de classificação fornecem sistematicamente classificações melhores aos bancos que proporcionam a essas agências uma grande quantidade de negócios por qualificar bônus de titularização de ativos”, sinaliza o relatório.
2. O estudo publicado pelo Banco Central Europeu foi realizado a partir de uma amostra de 38.753 qualificações de bancos dos EUA e Europa coletados trimestralmente desde 1990 até 2011. Estas avaliações foram feitas para as três principais empresas do setor: Moody´s, Standard & Poors e Fitch. O relatório é assinado pelo espanhol David Marqués Ibáñez, economista do Banco Central Europeu; por Sam Langield, da Autoridade de Serviços Financeiros (FSA) e do Conselho Europeu de Riscos Sistêmicos, e por Harald Hau, professor de Economia e Finanças da Universidade de Genebra, que contaram com a ajuda de dezenas de economistas e colaboradores para o seu trabalho.