1. Analisando capital a capital, 2012 teve a marca da renovação política. Exceções, como sempre, justificam a regra. Essa foi a resposta possível que o eleitor deu como reação aos desmandos na política, capitaneados pelo mensalão do PT.
2. SP é um exemplo. A campanha de Haddad apontou na direção certa. A alternativa do PT, a ele, apesar das pesquisas pré-eleitorais, não teria essa marca. Lula acertou na escolha, mas se pensa que transferiu votos está redondamente enganado. Nesse sentido, Dilma ainda tem a marca da renovação. Ainda…
3. Em Porto Alegre foi assim com o vice que havia assumido. Em Florianópolis idem. Em Curitiba da mesma forma. No Rio esse sinal vinha de 2008 e foi confirmado pela mesmíssima disjuntiva. Belo Horizonte foi uma disputa entre 2 ex-prefeitos. Salvador, a tentativa de atacar o passado ainda não colou, pela clara marca de renovação -de idade e conteúdo- de quem lidera.
4. Assim foi também em Recife e está sendo em Fortaleza. Belém aponta na mesma direção. Vitória da mesma forma. Os casos de Manaus e Aracaju, apenas afirmam que há um valor maior em relação à renovação: a incompetência do governo que termina.
5. Se esse é um processo que permanecerá em 2014, é difícil prever. Mas que todos os interessados devem se prevenir, ah…, isso devem.