19 de novembro de 2020

PROJEÇÃO DE CENÁRIOS POLÍTICOS NUM QUADRO DE INCERTEZA: O CONCEITO DE PRÉ-MORTEM!

1. Pré-Mortem é um conceito que se aplica inteiramente numa conjuntura política de incertezas como a atual. Foi apresentado no livro Freakonomics. Poderia ser aplicado em decisões sobre fusões de partidos, campanhas políticas com alto grau de incerteza, decisão anteciapada sobre apoio ou oposição a governos…

2. Pré- Mortem é um conceito desenvolvido pelo psicólogo Gary Klein. A ideia é simples. Muitas instituições –há anos- já procedem a um post-mortem de projetos fracassados, na esperança de descobrir o que matou o paciente, e o que fazer.

3. O Pré-Mortem tenta descobrir o que poderia dar errado antes que seja tarde demais ou mesmo antes que a decisão seja tomada. São reunidas todas as pessoas ligadas a um projeto, para que tentem imaginar que ele foi lançado e fracassou terrivelmente. Em seguida, cada uma delas analisa por escrito os motivos exatos do fracasso.

4. Klein constatou que o Pré-Morten contribui para revelar falhas ou dúvidas sobre um projeto de que ninguém estava disposto a falar.  E se necessário se deve garantir no Pré-Mortem algo eficaz: garantir o anonimato.