17 de fevereiro de 2014

TRÁFEGO: TEMPO DOS VEÍCULOS E TEMPO DAS PESSOAS!

1. A prefeitura do Rio executa neste momento uma mudança radical em sua principal avenida. Por isso, em sua inauguração se chamava Avenida Central, depois Rio Branco. Ela foi e continua sendo, a principal artéria de distribuição das pessoas que vêm de outros bairros para exercer suas atividades, sejam elas de trabalho, de contato, de entretenimento, de serviços, etc., no Centro do Rio.

2. É essa função de distribuição das pessoas que explica o nome Centro, já que essa região está longe de ser o Centro geográfico da cidade. As ruas não são feitas para distribuir veículos, mas pessoas. Para isso, as pessoas usam veículos para a sua mobilidade sempre que a atividade está afastada do local de residência?

3. Os veículos que as pessoas usam para seu deslocamento até o centro e de lá até seus bairros é produto da própria vida da cidade e de seu entorno metropolitano e não metropolitano, da renda das pessoas, das intervenções públicas na área e dos avanços na área de transportes.

4. Como os veículos são os mais visíveis, às vezes, os governos se esquecem de que são apenas portadores de pessoas, com suas necessidades. E se fixam no fluxo deles, anotando velocidades em fluxo, etc. É o caso da atual prefeitura do Rio.

5. A radical mudança da Avenida Rio Branco, que se realiza, com dupla mão, exclusiva a ônibus e taxis, afeta não os veículos que podem e não podem circular. Afetam a vida de milhões de pessoas que terão que mudar seus hábitos. Esses hábitos foram desenvolvidos através do tempo e, por racionalidade econômica, definiram o que e como as pessoas tomaram as suas decisões, dentro das suas possibilidades e da oferta -pública e privada- de veículos.

6. Essa mudança de reversão da Avenida Rio Branco é, na verdade, a reversão de hábitos que as pessoas desenvolveram para maximizar suas funções. Ou seja, essa reversão afetará a racionalidade econômica das pessoas, hábitos e, portanto, o tempo das pessoas.

7. Ou seja, obrigatoriamente, milhões de pessoas serão afetadas e reagirão rejeitando os responsáveis por esta medida, na medida em que sua vida e o tempo que programavam para seus deslocamentos estarão afetados e necessariamente agravados.

8. O prefeito cinicamente diz: Usem transporte público! Quais? A maioria das pessoas não vive na porta dos grandes eixos. O Transporte Público está sobrecarregado. O que farão as pessoas? A população descobriu agora que quem governa a cidade é Maria Antonieta: Não tem pão? Comam brioches. Deu no que deu, lá. E dará…, aqui.

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DATAFOLHA: 40% DOS CARIOCAS CONTRA AS MANIFESTAÇÕES; 56% A FAVOR!

(Folha de SP, 16) 1. Os protestos de rua têm o aval de 56% dos moradores do Rio. Outros 40% são contrários. A maioria dos cariocas quer passeatas ordeiras e sem a prática de violência, seja por manifestantes ou pela polícia.

2. Quase todos os entrevistados (95%) se dizem contrários à prática de vandalismo. A pergunta incluiu a ação dos “black blocs”. 90% reprovam manifestantes que usam máscaras. Só 1% defende que ativistas sejam autorizados a portar fogos de artifício ou porretes nas ruas.

3. Os cariocas que veem a participação de partidos nos protestos são de 84%. A maioria não sabe indicar quais siglas. As mais citadas foram PSOL (7%), PT (7%) e PSTU (5%).

4. Apenas 8% dizem considerar a PM “muito eficiente”. Outros 49% a consideram “pouco eficiente”, e 40%, “nada eficiente”. 68% defendem que a PM não use balas de borracha (68%), bombas de efeito moral (59%) ou gás lacrimogêneo (66%). A maioria (71%) aprova o uso de jatos d’água.

5. 10% participaram de algum ato em 2013 e 21% na faixa dos 16 a 24 anos.

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PREVISÃO DO PIB 2014 CAI PARA 1,4%! QUASE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO!

(Estado de SP, 15) O Itaú Unibanco decidiu reduzir a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 1,9% para 1,4%. Entre os fatores citados na pesquisa macroeconômica da instituição, assinada pelo economista-chefe Ilan Goldfajn, estão os preços de energia elétrica e o cenário na Argentina. “A falta de chuvas e a alta dos preços de energia elétrica são um risco. O impacto nas expectativas de crescimento dependerá da evolução das condições climáticas ao longo do ano. O cenário na Argentina é outra fonte de desaceleração do crescimento da economia brasileira”, aponta o relatório.

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ESTADO COM MAIOR ROMBO ORÇAMENTÁRIO EM 2013 FOI RIO DE JANEIRO DE CABRAL!

(Folha de SP, 17). 1. Dados recém-apurados mostram que, em metade dos Estados e no Distrito Federal, as receitas de 2013 foram insuficientes para cobrir os gastos com pessoal, custeio administrativo e investimentos.  A incidência de contas no vermelho cresce de forma inédita desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi aprovada, em 2000, com o objetivo principal de disciplinar as finanças estaduais.

2. A rápida deterioração resulta de uma estratégia adotada nos últimos dois anos pelo governo Dilma Rousseff para elevar os investimentos em infraestrutura. A União autorizou os Estados a ampliar seu endividamento para financiar obras em transporte, saneamento, urbanismo e habitação –e o BNDES, banco federal de fomento, elevou o crédito para os governos regionais.

3. Há casos mais e menos intensos de déficit primário nos Estados. Em valores absolutos, o maior rombo orçamentário foi contabilizado no Rio de Janeiro, onde o governador Sérgio Cabral (PMDB) arca com investimentos voltados para a Copa deste ano e a Olimpíada de 2016. O presidenciável Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, manteve as contas no vermelho nos três anos de seu segundo mandato. O governo pernambucano argumenta que seu endividamento é baixo e os resultados foram pactuados com o Ministério da Fazenda.