16 de junho de 2020

ESPANHA REABRE, EM 21 DE JUNHO, FRONTEIRAS COM PAÍSES DA UE, EXCETO PORTUGAL!

(AFP/Folha de S.Paulo, 15) A Espanha reabre em 21 de junho as suas fronteiras com os países da União Europeia, exceto Portugal, Estado com o qual manterá a data de 1º de julho, anunciou neste domingo (14) o chefe de governo, Pedro Sánchez.

A data de 21 de junho coincide com o fim do estado de emergência decretado em meados de março para combater o novo coronavírus. A obrigação de quarentena para os viajantes que entram na Espanha, imposta desde meados de maio pelo Executivo, deixará de existir.

A reabertura da fronteira terrestre com Portugal deve acontecer em 1º de julho, data originalmente planejada, e será realizada em ato conjunto com as autoridades dos dois países.

O Ministério do Turismo espanhol já havia anunciado no início deste mês a reabertura das fronteiras terrestres até 22 de junho, mas a retificou algumas horas depois que o governo português manifestou surpresa e desconforto com a decisão unilateral.

A nova decisão ocorre dias depois que Bruxelas pediu a todos os Estados membros na quinta-feira (11) que suspendessem as restrições de viagem na UE e no espaço Schengen a partir de 15 de junho.

Com a pandemia em clara remissão na Espanha, que totaliza mais de 27 mil mortes por coronavírus, as autoridades de saúde temem que a retomada da mobilidade internacional provoque novos surtos no país.