PESQUISA SOBRE O QUADRO NACIONAL NA VISÃO DO CARIOCA!
Pesquisa GPP realizada entre 5 e 6 de dezembro com 800 entrevistas na Cidade do Rio de Janeiro.
1. O que você considera pior para o Brasil: Dilma presidente da República ou Eduardo Cunha presidente da Câmara de Deputados? Pior Dilma 49,1% / Pior Eduardo Cunha 34,3%.
2. 2.1. Você soube que foi aberto o processo de impeachment da presidente Dilma? Sim, soube 94,8%. Não, não soube 5,2%.
2.2. Você é a favor ou contra o impeachment da presidente Dilma? A favor 62,2% / Contra 30,9%.
3. 3.1. Qual é o principal CULPADO por tantos escândalos de corrupção que estão sendo apurados pela operação Lava-Jato da Polícia Federal (espontânea)? Não sabe, não respondeu 47,3% / A presidente Dilma 13,5% / PT 13,4% / Todos os Políticos 6,9% / Lula 5,7% / O eleitor 3,2% / Governo Federal 2,5% / Eduardo Cunha 2,1% / Petrobrás 1,3% / Cerveró 0,7% / etc. Dilma+PT+Lula+Governo Federal = 35,1%.
3.2. Quem é o principal RESPONSÁVEL pelas operações e investigações da Lava-Jato que estão colocando políticos e empresários na cadeia? Não sabe, não respondeu 62,7% / Policia Federal 13% / Juiz Moro 9,6% / Ministério Público 2,5% / Poder Judiciário-Juízes 1,9% / Dilma-Governo Federal 1,5% / Joaquim Barbosa 1,2% / STF 1,2% / Eduardo Cunha 1,1% / etc.
4. Avaliação dos seguintes políticos. Em Ordem decrescente. Ótimo+Bom (O+B) e Ruim+Péssimo (R+P) / Marina Silva O+B 24,3% e R+P 38% / Bolsonaro O+B 20,2% e R+P 44,3% / Lula O+B 16,6% e R+P 60.3% / Aécio Neves O+B 15,1% e R+P 54,3% / Sergio Cabral O+B 7,3% e R+P 68,8% / Governador Pezão O+B 7% e R+P 59,9% / Presidente Dilma O+B 6% e R+P 74,6%.
5. Hoje você acha que as Olimpíadas serem realizadas em 2016 no Rio, foi uma decisão positiva ou negativa? Positiva 41,9% / Negativa 51,9%.
* * *
CAEM AS VENDAS DE SMARTPHONES NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA!
(Cristina Frias – Folha de SP, 14) 1. As vendas de smartphones no Brasil caíram 15% no terceiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da consultoria GfK e mostram que a América Latina é a região do globo com a maior perda de vendas de aparelhos. Em unidades, o continente comercializou 5% a menos do que no ano passado. Em valor em dólares, o recuo foi maior, de 22,1%.
2. O desempenho é explicado pela fraca situação econômica do Brasil e da Argentina, segundo o relatório. Foram vendidos menos de 25 milhões de celulares na América Latina. No mundo inteiro, as vendas aumentaram em 7,4%, puxadas por Ásia e África. Na China, onde esse mercado voltou a crescer, foram quase 100 milhões de smartphones vendidos só no terceiro trimestre.
* * *
COALIZÃO DE 34 PAÍSES ISLÂMICOS PARA COMBATER O TERRORISMO!
(Agência EFE/Folha de SP, 15) 1. A Arábia Saudita anunciou uma coalizão militar de 34 países islâmicos para combater o terrorismo, que também conta com o apoio de outros dez, entre eles a Indonésia, e que terá seu centro de operações conjuntas em Riad, a capital da monarquia wahabita. Segundo informou na madrugada desta terça-feira (15) a agência saudita SPA, o objetivo da aliança islâmica é proteger seus integrantes “dos males de todos os grupos armados e organizações terroristas –seja qual for sua doutrina e título– que ampliaram os massacres e a corrupção no mundo e foram criadas para aterrorizar os inocentes”.
2. O propósito da coalizão é “unir esforços para combater o terrorismo” em todas as suas formas e manifestações e a eliminação de seus objetivos e suas causas, além de assegurar o direito dos Estados à legítima defesa. As operações militares para combater o terrorismo e para desenvolver os programas e mecanismos necessários para apoiar estes esforços serão coordenadas em Riad.
3. Além da Arábia Saudita, os países que participam da aliança são: Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Bahrein, Bangladesh, Benin, Turquia, Chade, Togo, Tunísia, Djibuti, Senegal, Sudão, Serra Leoa, Somália, Gabão, Guiné, Palestina, Comores, Qatar, Costa do Marfim, Kuwait, Líbano, Líbia, Maldivas, Mali, Malásia, Egito, Marrocos, Mauritânia, Níger, Nigéria e Iêmen. Outros dez países islâmicos expressaram seu apoio a essa aliança e tomarão as medidas necessárias a respeito, entre eles a Indonésia, segundo o comunicado.