1. (Coluna do Ancelmo – Globo, 13) “Que Olimpíadas, hein! O Comité Organizador da Rio-2016 desistiu de instalar as vilas de Mídia e dos Árbitros no Porto Maravilha. A construção de 1.800 apartamentos na antiga Praia Formosa, atrás da Rodoviária Novo Rio, não deve ficar pronta a tempo para os Jogos. Mesmo assim a obra prossegue: ali serão construídos apartamentos para serem vendidos após as Olimpíadas.”. OBS.: O Comitê Organizador está apenas requentando decisão antiga. Lembre.
2. (Ex-Blog) 7 de janeiro de 2013. 2.1. Este Ex-Blog cansou de dizer que a Vila de Mídia dos JJOO-2016 não poderia ficar na área portuária, numa enorme distância da concentração dos atletas e das competições. Prefeitura, mentindo como sempre, licitou projeto, apresentou croquis e a imprensa acreditou em mais uma mentira, dando destaque. Agora não será mais.
2.2. (Negócios & Cia – Flávia Oliveira – Globo, 05) Mudança. A Prefeitura do Rio estuda transferir do Porto Maravilha para Jacarepaguá a Vila de Mídia e dos Árbitros dos Jogos 2016. Agora o empreendimento pode migrar para o terreno de velha fábrica da Antártica.
2.3. (arcoweb, 12/08/2011) A futura configuração urbana da região portuária do Rio de Janeiro – notadamente ao longo da Avenida Francisco Bicalho, nas suas duas margens – vai refletir a antevisão que dela tem o arquiteto João Pedro Backheuser, coordenador da equipe cujo projeto venceu o concurso de arquitetura e urbanismo Porto Olímpico, para a construção, na zona portuária, das instalações que atenderão à Olimpíada de 2016. O resultado foi anunciado no final de junho de 2011 no IAB junto com IPP.
2.4. Mas em 18/12/2012 – um ano e meio depois- foi anunciado o projeto das Trump Towers, exatamente na Avenida Francisco Bicalho, no dito Porto Olímpico. Conheça a matéria do site G1. Observe a localização das Torres Trump-Gigantescas e compare com o projeto e as previsões de ocupação do chamado Porto Olímpico. Veja os dois croquis. Compare e comprove que são incompatíveis.
2.5. (G1, 18/12/2012) No segundo semestre de 2013, o consórcio de empresas encabeçado pelas Organizações Trump começa a construir as duas primeiras torres do empreendimento Trump Towers Rio, a ser erguido na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária do Rio, segundo anunciou Stefan Ivanov, presidente da incorporadora MRP Internacional, nesta terça-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.
3. (Ex-Blog) Nem Vilas de Mídia e de Árbitros, nem Trump Tower no segundo semestre de 2013.
* * *
A ÚLTIMA DO CABRAL: ESTADO DO RIO, O QUE MENOS INVESTIU EM SAÚDE!
(O Dia, 14) 1. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com 25 estados e o Distrito Federal revelou que o Rio de Janeiro foi o que menos investiu na área de Saúde em 2013: apenas 7,2% do orçamento anual (R$ 5,251 bilhões). Já o gasto per capita mostrado na pesquisa leva o Rio para a 17ª colocação no ranking: foram usados R$ 320,79 por morador.
2. Tabela.
* * *
CONSELHEIROS DA COMLURB TIVERAM AUMENTO DE 300%!
(Radar Online – Veja, 13) 1. Os integrantes do conselho de administração da Comlurb receberam um aumento bem maior na gestão Paes – de mais de 300%. Com uma canetada em 2012, passaram os salários de 1 749,66 para 7 000 reais.
2. O conselho é um instrumento para remunerar melhor secretários que poderiam estar na iniciativa privada. Estão por lá Carlos Roberto Osório, Maria Silvia Bastos Marques, Claudia Costin e o próprio presidente da Comlurb, Carlos Vinicius de Sá Roriz.
* * *
PESQUISA WSJ/NBC-MARÇO: CRESCE REJEIÇÃO A OBAMA E PESSIMISMO COM OS EUA!
(New York Times, 13) Aprovam Obama 41%. Desaprovam 54% / 34% voltariam a votar no seu deputado. 55% preferem dar chance a outra pessoa / 54% retirariam o mandato dos atuais deputados se isso fosse possível. / 65% acham que o país está no caminho errado e 26% que está no caminho certo / 25% acham que a economia vai melhorar esse ano. 57% acham que a economia está em recessão mesmo com o crescimento divulgado.
* * *
(El País, 12) 1. A Líbia é um barril de pólvora e isso não é somente uma força de expressão. O primeiro-ministro foi destituído pelo Parlamento atingido dia 11 e dia 12 fugiu em um jatinho privado para um país europeu. Não está clara nem a competência nem a autoridade do governo interino, nem de um parlamento dizimado e ultrapassado. Os rebeldes têm sob seu comando os principais portos do país e decidem por conta própria se os navios petroleiros internacionais podem abastecer, ou não, independentemente do que pensa o responsável por Trípoli. A capital sofre sequestros diários e debate em seu próprio conselho como expulsar da cidade os grupos armados que andam por lá.
2. Nos campos de petróleo, o grande e único maná, a produção caiu para menos de 250 mil barris por dia, quando há três anos, ainda sob o regime do ditador Muammar Gaddafi, podia chagara a quase 1,5 milhão. Nos últimos três anos, a Líbia se tornou uma das principais fontes de armas ilícitas, que fornece suprimentos para cerca de 14 países, de forma comprovada, alimentando assim os conflitos e a insegurança, incluindo o terrorismo, em vários continentes.
3. Desde o verão passado, um grupo de militantes armados, liderados por Ibrahim Jathran, 33 anos, tomou quatro portos do Golfo de Sirte – na zona leste, na região de Cyrenaica, que responde por 80% da produção de petróleo bruto – exigindo mais autonomia. Os rebeldes se deram ao luxo de regular, de acordo com sua vontade, a produção e a exportação do petróleo, em um país-chave da OPEP, cuja instabilidade produz imediatamente mudanças nos preços, como observado essa semana.
4. O Congresso oficial está fechado e em reformas para reparar os danos da tentativa de invasão anterior, em janeiro. Na semana anterior , o Congresso deu duas semanas aos rebeldes para que levantem o bloqueio nos portos sob seu controle. E??????