14 de junho de 2019

ES­TU­DO DO BC MOS­TRA QUE 43,9% DOS USUÁ­RI­OS DO CHE­QUE ES­PE­CI­AL TÊM REN­DA IN­FE­RI­OR A DOIS SA­LÁ­RI­OS MÍ­NI­MOS E 12,5% ES­TÃO COM PA­GA­MEN­TOS ATRA­SA­DOS HÁ MAIS DE 90 DI­AS!

(Estado de S.Paulo, 08) Os bra­si­lei­ros mais po­bres e com me­nos es­co­la­ri­da­de são as mai­o­res ví­ti­mas dos al­tos ju­ros co­bra­dos pe­los ban­cos no che­que es­pe­ci­al. A mo­da­li­da­de de em­prés­ti­mo mais sim­ples, po­rém mais ca­ra, do mer­ca­do tem si­do a saí­da dos tra­ba­lha­do­res com me­nor ren­da pa­ra fe­char as con­tas no fim do mês. O re­sul­ta­do des­sa equa­ção são al­tos ní­veis de ina­dim­plên­cia nes­sas ope­ra­ções, que su­pe­ram o de qual­quer ou­tra li­nha de cré­di­to dis­po­ní­vel pa­ra fa­mí­li­as.

Es­tu­do do Ban­co Cen­tral mos­tra que 43,9% dos usuá­ri­os do che­que es­pe­ci­al têm ren­da in­fe­ri­or a dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos (R$ 1.996) e 12,5% es­tão com os pa­ga­men­tos em atra­so su­pe­ri­or a 90 di­as. Ou­tros 33,5% dos cli­en­tes que usam es­se ti­po de cré­di­to ga­nham en­tre dois e cin­co sa­lá­ri­os, com 6,4% de ina­dim­plên­cia.

Con­si­de­ran­do o ní­vel de es­co­la­ri­da­de, a ina­dim­plên­cia no che­que es­pe­ci­al tam­bém é mai­or en­tre aque­les que es­tu­da­ram por me­nos tem­po e não che­ga­ram a cur­sar uma fa­cul­da­de.

A ta­xa mé­dia co­bra­da pe­los ban­cos no che­que es­pe­ci­al pas­sou de 322,7% ao ano em mar­ço pa­ra 323,3% em abril. No cré­di­to pes­so­al, por exem­plo, os ju­ros pas­sa­ram de 45,3% pa­ra 45,9% ao ano.

“Uma vez que bai­xa es­co­la­ri­da­de e bai­xa ren­da es­tão in­ter­li­ga­das, é di­fí­cil sa­ber se a mai­or ina­dim­plên­cia é re­sul­ta­do do não en­ten­di­men­to das ca­rac­te­rís­ti­cas do pro­du­to (ques­tão edu­ca­ci­o­nal) ou do seu cus­to ele­va­do (ques­tão de ren­da) ou ain­da de uma com­bi­na­ção dos dois”, pon­de­ra o BC no do­cu­men­to.

Em de­zem­bro do ano pas­sa­do, o sal­do do che­que es­pe­ci­al to­ta­li­zou R$ 21,98 bi­lhões, dos qu­ais R$ 3,38 bi­lhões es­ta­vam ina­dim­plen­tes. Es­se ní­vel de ina­dim­plên­cia de 15,36% é bem su­pe­ri­or à mé­dia do to­tal de ope­ra­ções de cré­di­to pa­ra pes­so­as fí­si­cas, de 3,25%.

Pa­ra o BC, é im­por­tan­te o de­sen­vol­vi­men­to de es­tra­té­gi­as de uti­li­za­ção des­se ins­tru­men­to de for­ma mais ade­qua­da por seus usuá­ri­os. Em en­tre­vis­ta ao jor­nal Va­lor Econô­mi­co nes­ta se­ma­na, o pre­si­den­te do BC, Ro­ber­to Cam­pos Ne­to, afir­mou que a ins­ti­tui­ção es­tu­da au­to­ri­zar os ban­cos a co­bra­rem uma ta­ri­fa dos cli­en­tes no aces­so ao che­que es­pe­ci­al, em tro­ca de uma re­du­ção dos ju­ros co­bra­dos na mo­da­li­da­de.

Des­de ju­lho do ano pas­sa­do, os ban­cos es­tão ofe­re­cen­do um par­ce­la­men­to pa­ra dí­vi­das no che­que es­pe­ci­al. A op­ção va­le pa­ra dé­bi­tos su­pe­ri­o­res a R$ 200. Se­gun­do a Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ban­cos (Fe­bra­ban), en­tre ju­lho de 2018 e abril des­te ano, 9,55 mi­lhões de pes­so­as mi­gra­ram do che­que es­pe­ci­al pa­ra o par­ce­la­do. Só em abril, da­do mais re­cen­te, 1,11 mi­lhão de pes­so­as fi­ze­ram a tro­ca da li­nha que co­bra ju­ros mé­di­os de 12,31% ao mês pa­ra a ou­tra, cu­jo cus­to é de R$ 3,21 ao mês, de acor­do com le­van­ta­men­to fei­to com 12 ban­cos que re­pre­sen­tam 90% do mer­ca­do.

A ex­pec­ta­ti­va da Fe­bra­ban era de que es­sa mi­gra­ção do che­que es­pe­ci­al pa­ra li­nhas mais ba­ra­tas ace­le­ras­se a ten­dên­cia de que­da do ju­ro co­bra­do ao con­su­mi­dor. Em ju­nho de 2018, an­tes do iní­cio da no­va di­nâ­mi­ca, a ta­xa do che­que es­pe­ci­al es­ta­va em 304,9% ao ano.

A ou­tra pon­ta. Pa­ra o eco­no­mis­ta da Se­ra­sa Ex­pe­ri­an, Luiz Ra­bi, a ina­dim­plên­cia mai­or no che­que es­pe­ci­al en­tre as pes­so­as com me­nor ren­da e es­co­la­ri­da­de não sig­ni­fi­ca que ape­nas es­sa ca­ma­da da po­pu­la­ção pre­ci­sa­ria de mais edu­ca­ção fi­nan­cei­ra. Se­gun­do ele, mes­mo pes­so­as com mais es­tu­do e co­nhe­ci­men­to so­bre o fun­ci­o­na­men­to des­se ti­po de cré­di­to aca­bam cain­do na ar­ma­di­lha dos re­cur­sos dis­po­ni­bi­li­za­dos de ma­nei­ra au­to­má­ti­ca pe­las ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras. “As clas­ses de mai­or ren­da e es­co­la­ri­da­de co­me­tem os mes­mos er­ros no che­que es­pe­ci­al, mas con­se­guem sair ra­pi­da­men­te do ins­tru­men­to. Quan­do es­sas pes­so­as exa­ge­ram em com­pras por im­pul­so, nor­mal­men­te su­pe­ram es­se de­se­qui­lí­brio sa­can­do de ou­tra re­ser­va fi­nan­cei­ra”, ex­pli­ca.