13 de dezembro de 2013

GIDDENS: A CRISE EUROPEIA E A SOCIALDEMOCRACIA!

(El País, 28) 1. Anthony Giddens: “O euro tornou a União Europeia muito mais interdependente do que nunca. Por sua vez, isto ocorreu de maneira obtusa, explosiva e em muitos aspectos, irresponsável. Com as novas medidas de disciplina fiscal estamos falando de coordenação econômica, mas não de integração: a UE tem ido longe demais, sempre sob o controle da Alemanha, mas sem a necessária integração política, e com os consequentes problemas de legitimidade democrática. É urgente um novo salto político. O novo governo alemão será crucial.”

2. A crise da socialdemocracia? Nesse ponto Giddens, simpático e com o frescor analítico de sempre, mostra-se desconfortável, mas dispara: “A causa da crise é essa nova forma de capitalismo financeiro, que foi incubado durante décadas. A social democracia poderia contribuir para a desregulamentação, mas agora tem a responsabilidade de se transformar: deve recuperar o controle dos mercados. E em nível europeu, deve enfrentar outra mudança: substituir o Estado do bem estar por um Estado de investimento social. Em um continente com quase 30 milhões de desempregados, há que se ver onde empregos podem ser criados, e para isso temos que recuperar a base industrial, além disso, temos que refletir quanta coesão social podemos pagar em termos de competitividade global, e considerar como podemos adequar a resposta com tudo relacionado a revolução tecnológica.”

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OSB NA CIDADE DAS ARTES (DA MÚSICA)!

(Globo-Barra, 12) 1. Cinco anos após a primeira apresentação na Cidade das Artes, quando esta ainda era chamada de Cidade da Música, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) se prepara para um retorno triunfal ao centro cultural, na realização do Projeto Aquarius, neste sábado. A OSB terá, pela primeira vez, a sensação de estar tocando em casa. Como os músicos esperavam. No ano que vem a orquestra finalmente terá sua sede no local.

2. -Para nós é uma emoção muito grande fazer nossa primeira apresentação na Cidade das Artes desde que ela ficou pronta. Este sentimento é ainda maior porque estamos nos mudando para lá. Depois de 73 anos sem ter uma casa, é uma conquista muito grande. Este lugar foi construído para ser a sede da OSB, é a nossa terra prometida! — celebra o maestro Roberto Minczuk, mencionando uma comparação feita recorrentemente entre os profissionais da OSB.

3. — É excelente saber que vamos nos apresentar no solo prometido. E o Projeto Aquarius é um sucesso de décadas. Tenho certeza de que vamos ocupar todos os espaços da área externa da Cidade das Artes. A noite deste concerto é uma tradição, e acredito que o público vai querer estar presente. Vamos encerrar o ano com uma expectativa muito positiva para a próxima temporada — diz o músico Gabriel Dias.

4. Na Cidade das Artes, o maestro espera criar novos laços com o público. — Vejo pelos meus amigos e vizinhos que os moradores da região estão ansiosos para frequentar os concertos sem ter que se deslocar sempre. Muitos que acompanham o nosso trabalho moram aqui e vão até o Theatro Municipal, semanalmente, para nos ver. Estamos de braços abertos para receber todos, no novo espaço e também no Municipal, onde continuaremos tocando para atender o público já habituado a ir até o Centro — salienta.

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BBC (12) ANALISA OS DESAFIOS PARA A COPA DO MUNDO 2014!

1. Faltando exatos seis meses para a abertura da Copa do Mundo, o Brasil ainda busca vencer alguns desafios nos preparativos para o torneio e alcançar o grande objetivo de provar ao mundo sua capacidade para organizar grandes eventos.  No dia 12 de junho de 2014, Brasil e Croácia entrarão em campo para disputar a primeira partida da Copa na Arena Corinthians. Até lá, o governo brasileiro, juntamente com o Comitê Organizador Local (COL), precisa entregar à Fifa os seis estádios que ainda estão em construção – dos 12 que serão utilizados na Copa -, incluindo o próprio estádio paulista, que sediará a abertura.

2. Além dos palcos das partidas, o país se comprometeu também com obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Parte delas está em andamento e, segundo o cronograma divulgado pelo governo no último mês, deverá estar pronta até junho do ano que vem.  A outra parte acabou sendo postergada e será entregue somente depois do Mundial por conta de atrasos na execução ou no financiamento dos projetos.  Todas essas obras faziam parte da Matriz de Responsabilidades, um documento assinado por representantes do governo federal e pelos responsáveis de todas as 12 cidades-sede contendo todos os projetos que deveriam ser feitos para a organização da Copa do Mundo no Brasil – incluindo as obras de estádios, aeroportos, portos, hotéis, etc., consideradas o grande “legado” da Copa.

3. Dos 108 projetos que constavam na Matriz, 21 já foram concluídos e 22 foram excluídos da lista porque não ficarão prontos até junho de 2014. Essas obras acabaram entrando no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, mesmo não sendo entregues para o Mundial, continuarão contando com os incentivos do governo concedidos para as intervenções da Copa do Mundo – isenção fiscal, financiamento público, etc.

4. Veja detalhes no quadro abaixo. Fonte Ministério do Esporte.

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CONTROLE DA IMAGEM DE OBAMA RESTRINGE O FOTOJORNALISMO!

(Santiago Lyon, New York Times – Estado de S. Paulo, 13) 1. Claramente antidemocrática, é a maneira como o governo de Obama tem passado por cima da mídia, divulgando um registro visual esterilizado de suas atividades por meio de fotos e vídeos oficiais, em detrimento do acesso de jornalistas independentes.  A equipe de jornalistas que cobre a Casa Branca foi proibida de fotografar Obama no primeiro dia de trabalho, em janeiro de 2009. Em vez disso, foi divulgada uma série de imagens cuidadosamente selecionadas. Desde então, a imprensa só teve autorização para fotografá-lo sozinho no Salão Oval em duas ocasiões: em 2009 e em 2010. Imagens do presidente trabalhando, comuns em outros governos, nunca foram permitidas.

2. Hoje, um evento no qual o presidente trata de suas obrigações oficiais é definido arbitrariamente como “privado” e o acesso da imprensa é proibido. Um pouco mais tarde, é divulgada uma foto oficial na página do Flickr da Casa Branca ou pelo Twitter para milhões de seguidores. Privado? Não parece.  Esses eventos ditos privados incluem reuniões com líderes mundiais e outros visitantes de grande interesse público – atividades às quais os fotojornalistas deveriam ter acesso, como era costume. Em resposta a essas restrições, no mês passado, 38 organizações jornalísticas entre as principais e mais respeitadas do país, entre elas o New York Times, enviaram uma carta à Casa Branca protestando contra a diminuição do acesso aos fotógrafos.

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RENDA COM BILHETERIA DO ‘BRASILEIRÃO-2013’ É A MAIOR DA HISTÓRIA!

(Estado de SP, 13) 1. Nunca o torcedor brasileiro gastou tanto dinheiro para ir aos estádios como em 2013. A arrecadação com bilheteria nos 380 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro foi de R$ 176,6 milhões, a maior da história da competição e 48% superior à do ano anterior, de acordo com estudo feito pela BDO, empresa de auditoria e consultoria. O Brasileirão teve um aumento de público de 15% em comparação com 2012 (subiu de cinco milhões de espectadores para 5,7 milhões neste ano), mas a renda com bilheteria cresceu em proporção maior porque o preço médio do ingresso cobrado foi o mais caro da história do Nacional: R$ 31,07. Em 2012, esse valor foi de R$ 23,82, ou seja, 30% menor.

2. Veja o gráfico.